Professoras de Histologia do IB participam de congresso em SP

23 de Julho de 2008

As professoras de Histologia, Maria Gabriela Rheingantz e Iria Guimarães Machado, do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia (IB/UFPel), foram convidadas para participar do 14º Congresso Brasileiro de Biologia Celular, que acontecerá entre 27 e 30 de julho no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. Elas apresentarão o atlas eletrônico de sua autoria, denominado “Histologia Básica Interativa”, na mesa-redonda “Didática na Academia do Século XXI”.
Esse livro eletrônico faz parte de um projeto permanente de ensino do Departamento de Morfologia, que foi criado há cinco anos. No trabalho, todas as lâminas histológicas do Departamento foram fotomicrografadas em vários aumentos, e a partir daí foi elaborado o atlas, na forma de CD. A idéia da elaboração do CD surgiu da percepção da necessidade de complementação das aulas de Histologia com um material didático ilustrado que fosse mais acessível aos alunos do que os livros e atlas disponíveis nas bibliotecas da Universidade, que existem em número limitado, insuficiente para o elevado número de alunos, de vários cursos, que cursam as disciplinas de Histologia semestralmente.
Além disso, os livros e atlas existentes no mercado são inacessíveis à maior parte dos alunos, devido ao alto custo, sendo que as fotocópias destes, muitas vezes utilizadas pelos alunos, são ilegais e, como tal, devem ser desestimuladas pelos professores. O objetivo do projeto de ensino foi complementar o estudo da Histologia pelos acadêmicos que cursam estas disciplinas, informando e discutindo tópicos relevantes ao seu aprendizado, buscando uma nova alternativa de ensino.