Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Master Class de Violino, Viola, Cello e Contrabaix

23 de Julho de 2008

Numa pareceria Sesi/Fiergs/Fundarte e Conservatório de Musica de Pelotas, será realizado nesta sexta-feira, das 14 às 18h, no Salão Milton de Lemos (rua Félix da Cunha, 651), Master Class de Violino, Viola, Cello e Contrabaixo. Serão oferecidas: 20 vagas para violino, seis vagas para violoncelo, quatro vagas para viola e duas vagas para contrabaixo. A inscrição é gratuita e se realizará no dia e local do evento.
Os ministrantes serão:
João Campos Neto e Rogério Nunes, violino
Martinez Nunes e Claudine Correa, viola
Fábio Chagas, violoncelo
Luciano Dalmolin, contrabaixo
João Campos Neto
Nasceu no estado de Sergipe em 29 de setembro de 1973. Realizou seus primeiros estudos no Conservatório de Música de Sergipe, posteriormente em Porto Alegre, fez o Curso de Extensão em Violino e Curso de Graduação - Bacharelado Cordas - na UFRGS, sob a orientação do Professor Fredi Gerling, concluindo o curso como Bacharel em Violino. Participou de vários festivais, entre eles o VIII e IX Festival de Música de Londrina/Paraná, IX e XVII Festival de Artes de São Cristóvão/Sergipe, II Festival Vulcan Internacional de Musica/São Paulo, Oficina de Música VIII, IX, XIII, XIV - Curitiba. Obteve o 2º no Concurso Estadual “Sebastian Benda ” da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra de Câmara da Unisinos.
Atualmente é Spalla da Orquestra Sesi/Fundarte e violinista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e continua seus estudos sob a orientação do professor Paulo Bosísio/Rio de Janeiro.
Rogério Nunes
Começou a tocar violino aos cinco anos em Santa Maria, sob a orientação da Irmã Maria Wilfried, estudando logo após com Marco Antonio Penna. Graduou-se na UFRGS, na classe do prof. Marcelo Guerchfeld. Durante o Mestrado estudou com Kathryn Votapek, na Indiana University South Bend, IN-USA e Roberat Knific na Western Michigan University em Kalamazoo, MI-USA.
Participou de Festivais de Música, como Londrina, Brasília, Curitiba e Campos do Jordão. Foi Spalla das Orquestras Theatro São Pedro, Unisinos , Sesi/Fundarte, IUSB Philarmonic e Elkhart County Symphony, tendo tocado também como solista com estas Orquestras.Tocou como solista com a Ospa. Foi Spalla da Orquestra da cantora Natalie Cole em sua tournée brasileira e da Orquestra de Câmara de Curitiba em tournée pelo Brasil.
Atualmente é músico da Orquestra Sesi/Fundarte , violinista do Trio Uniritter e professor da Escola de Música Tio Zequinha.
Martinez Galimberti Nunes
Bacharel em Música pela UFRGS, é formado em viola no Conservatório Pablo Komlós - Ospa, onde estudou com o prof. Miguel Pimienta. Foi aluno de viola de Zabba Ederly (Hungria), em workshop realizado em Porto Alegre, em 1997; atua como violista na Orquestra Sesi/Fundarte como chefe do naipe das violas. Gravou o primeiro CD da Orquestra Sesi Fundarte em 2000 e da Orquestra da Unisinos em 2004. Gravou também com Renato Borguethi, Hard Working Band e De Santana, entre outros. Participou da primeira excecução da música Linhas Contorcidas de Bruno Kiefer em 1995 .
No ano de 1997, participou da criação do grupo “Ex- Machina”, no qual desenvolve um trabalho de compositor e intérprete de música contemporânea, juntamente com mais cinco compositores. Este grupo lançou seu primeiro CD em outubro de 1998 e em junho de 2002 lançou seu segundo CD “Um Som Que Não Soa”. Teve sua composição oito miniaturas para viola solo catalogada por André Nobre Mendes ( RJ ), em sua tese de mestrado, como sendo a única peça para viola solo de compositor gaúcho. Esta peça foi executada em 2004 na romênia pelo prof. Thurzó Sándor Jósef. Foi indicado, no ano de 2002, ao Prêmio Açorianos de Música na categoria de melhor compositor erudito. Teve a estréia de Caminho do Rei - para orquestra sinfônica - interpretada pela Orquestra Unisinos e dirigida pelo maestro suíço Karl Martin, em junho de 2005. No mesmo ano, a Orquestra Sesi/ Fundarte estréia Hemisférios - para orquestra de cordas.
Fábio Chagas
Nascido em Montenegro/RS, iniciou seus estudos de violoncelo em 1986, na Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro - com o professor Milton Bock, tendo ainda como professores na mesma instituição Deolindo Azambuja, Débora Quintela e Ricardo Techera. Concluiu o Curso Técnico de Música- Violoncelo- em 1992 na Fundarte.
Na UFRGS, estudou com os professores Jean Jacques Pagnot, Maria Alice Brandão e Ângela Ferrari. Realizou cursos de aperfeiçoamento com os professores Martin Ostertag (Alemanha ), Robert Bex ( França ) e Anatoli Krastov (Bulgária ). Atualmente, é músico da Orquestra Sesi/Fundarte.
Luciano Dalmolin
Graduou-se no curso de Instrumento Musical ao nível de segundo grau realizado na Escola de Música da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, tendo como professor de Contrabaixo, Milton Romay Masciadri, e na UFRGS com o diploma de Bacharelado em Música - Habilitação: Cordas, Contrabaixo, tendo como professor de sua área Alexandre Ritter.
Participou como spalla dos contrabaixos da Orquestra Juvenil da UFRGS, Orquestra do Departamento de Música da UFRGS. Como músico convidado, na OSPA/RS, da Orquestra de Mantras Rudráksha; e, como músico convidado da Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro/RS, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, RS e membro da Orquestra Unisinos, São Leopoldo, RS.
Participou e foi solista de Grupos de Câmara e Orquestras. Participou de Festivais de Música em Santa Maria/RS, máster classes de Contrabaixo e Música de Câmara com professores da Alemanha e Japão, Curso de Especialização em Double Bass Performance. University of Georgia, Athens, GA - USA e Double Bass Symposium VI , VII e X Athens, GA - USA. Com os professores Edwin Barker, Harold Robinson e Milton Masciadri (USA), Francesco Pettrachi. (Itália) e nos Seminários de Música em Montenegro/RS com o Professor Milton Romay Masciadri e da Unisinos com o prof. Fauto Borém/MG. Realizou cursos de”Jazz Master Class”/POA,RS, ministrado por Joris Teepe (Holanda), cursos de extensão “Harmonia Pantonal na Música de Camargo Guarnieri”, Masterclass de Música de Câmara com Graham Griffths”.
Ganhou Bolsa de Estudos para a University of Georgia (UGA) - Athens, GA - USA, Prêmio Açorianos de Música 2001, 2002, 2003 e 2005, como participante de CD e da Orquestra Unisinos.
De 2001 a 2005, foi professor de contrabaixo do Projeto Sinos Acorda da Unisinos, São Leopoldo-RS e no “Iº Festival de Inverno Unisinos”, São Leopoldo, RS.
Foi participante de CDs com grupos e orquestras, salientado-se com a Orquestra Unisinos, Ney Rosauro e Hique Gomes, sob a regência de José Pedro Boéssio e, posteriormente, Roberto Duarte.
É membro da Orquestra Sesi/Fundarte - Spalla dos contrabaixos desde 1999 e professor substituto no Instituto de Artes da UFRGS.

Seção: Notícias