22ª Tertúlias Musicais tem Recital de Piano com Alexandre Alcântara

23 de Julho de 2008

No próximo dia 8 de agosto, às 19h, será realizada no Conservatório de Música da UFPel (rua Félix da Cunha, 651) a 22ª edição do projeto “Tertúlias Musicais”, comemorativa ao aniversário da UFPel. A programação consta de um Recital de piano solo a cargo do pianista pelotense radicado na Espanha, Alexandre Alcântara, que estará executando obras de J.S. Bach, L. Van Beethoven e Robert Schumann. A coordenação do projeto é do professor Marcelo Macedo Cazarré.
Radicado em Madri, Alexandre graduou-se como Bacharel em Piano pela UFPel, participou em vários concursos de piano, onde foi galardoado com diferentes prêmios:
- Primeiro Prêmio no “Primero Concurso Villa-Lobos”
- Segundo Prêmio no “Terceiro Concurso Sebastian Benda”
- Menção Honorífica no “Primeiro Concurso Maurell Feistauer”
Posteriormente, é admitido em The Mannes College of Music, em Nova Iorque, onde estuda Composição com David Loeb.
Em 1996, viaja à Espanha como bolsista do curso de verão “Música em Compostela”, sob a direção de Antón Garcia Abril, e fixa sua residência em Madri. Desde então, realiza um trabalho intenso por todo o país como pianista solista e camerista, atuando nas salas e festivais espanhóis mais importantes: Auditório Nacional, Auditório de Alcalá de Henares, Ateneo de Madrid, Centro Cultural Conde Duque, Centro Cultural de Las Rozas de Madri, Sala Galileo Galilei, Fundação Caja Madrid, Fundação Carlos de Amberes, X Festival Internacional de Música Clássica Navas de San Juan, Encontro Internacional de Música Clássica de Vilches, VI Curso Internacional de Canto de Logrosán, entre outros.
Também participou como solista e acompanhante nas comemorações dos 50 anos da Organização de Estados Ibero-americanos. Desde 2001, trabalha no “Conservatório Montserrat Caballé” em Arganda del Rey, Madri, como professor de piano e repertório. Devido à sua experiência com o repertório lírico, foi selecionado como pianista acompanhante oficial do “Concurso Internacional de Canto de Colmenar Viejo”, Madri, atualmente em sua quarta edição.
Em Europa, assiste com frequência a cursos e master classes, e foi escolhido para participar ativamente em cursos ministrados por grandes pianistas, entre os quais cabe destacar a Charles Rosen (EUA), Pedro Espinosa (Espanha) e Solomon Mikowsky (Cuba-EUA).
Recentemente, participou em vários concertos realizados no México, como parte da programação do “XXIII Festival Internacional Dr. Alfonso Ortiz Tirado”. Atualmente aperfeiçoa seus estudos com a pianista Ofelia Montalván.