Morre Tasso Faraco de Azevedo

19 de Fevereiro de 2008

tasso2.JPG Depois de um longo período de enfermidade, faleceu às duas horas da madrugada desta terça-feira(19) o doutor Tasso Faraco de Azevedo, Professor Emérito da UFPel. O corpo será velado até as 17h na Capela B-2 do Cemitério São Francisco de Paula, no Bairro Fragata. Após, o corpo será levado para o cemitério de Monte Bonito, onde será sepultado no final da tarde. Por estar em Brasília, o reitor César Borges designou o pró-reitor administrativo, Francisco Luzzardi, como seu representante nas cerimônias fúnebres.

Filho de Aluízio de Azevedo e de Maria Faraco de Azevedo, Tasso nasceu em Alegrete, em 30 de abril de 1931. De 1938 a 1947 realizou o primário e ginasial na Escola Normal Osvaldo Aranha, em Alegrete. De 1948 a 1950, realizou o científico no Instituto Porto Alegre. Em 1952 chegou em Pelotas para estudar. De 1952 a 1954 cursou Odontologia em Pelotas. Exerceu a carreira docente de 1955 a 1996, ingressando na Faculdade de Odontologia de Pelotas em 1957 como professor. Deste ano até 1996, galgou todos os níveis da carreira de professor universitário, até chegar a Professor Catedrático e Professor Titular. Exerceu vários cargos do magistério, na Faculdade de Odontologia e na Universidade, entre eles de membro do Conselho Universitário e de Diretor do Instituto de Biologia. Em 1959 conquistou a o título de Doutor em Odontologia em concurso de Docência Livre. De 1960 a 1967, ministrou cursos e orientou professores bolsistas das universidades federais dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais (Belo Horizonte, Alfenas e Uberaba), Santa Catarina, Rio Grande do Sul (UFRGS e UFSM); além de Faculdade de Odontologia de Araçatuba e Faculdade de Odontologia de Piracicaba, em atividades patrocinadas por entidades como a Associação Brasileira de Ensino de Odontologia, Capes e W.K. Kellog Fundation.Integrou a comissão organizadora do cinqüentenário da Faculdade de Odontologia de Pelotas, em 1961. Foi secretário e delegado da Associação Brasileira de Ensino de Odontologia (Abeno). Em 1966, representou o Brasil no 3º Congresso da Associação Latino-Americana de Faculdades de Odontologia (Alafo), realizado no Rio de Janeiro. Foi membro da Sociedade Brasileira de Anatomia e membro fundador da Sociedade Luso-Brasileira de Anatomia. Em 2003, recebeu o título de Cidadão Pelotense.  Autor de livros técnico-científicos em sua área, foi paraninfo e professor homenageado de formandos na UFPel em diversas oportunidades e participou das comissões para as criações dos cursos Arquitetura e de Nutrição e do Instituto de Biologia, que dirigiu mais tarde. Publicou 11 trabalhos em revistas nacionais e internacionais. Apresentou mais de 40 trabalhos em palestras, conferências e simpósios, congressos nacionais e internacionais. Aposentou-se em 1996, como Professor Titular.