Rondonistas iniciam atividades em 15 municípios da região nesta segunda-feira

18 de Fevereiro de 2008

rondon-2008-1.jpg O grupo de 90 estudantes universitários e 30 professores oriundos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e Rondônia, que desembarcou no aeroporto de Pelotas na tarde de sexta-feira(15), foi dividido em 15 equipes de seis alunos e dois professores, que, integrados a 120 participantes da UFPel e da Furg, iniciam cronograma de atividades nos municípios selecionados a partir desta segunda-feira. No sábado, houve a solenidade de abertura da operação, no auditório de Cefet-RS.

Para o trabalho, a ser desenvolvido até o dia 29 de fevereiro, os participantes atuarão em duas frentes: As ações do grupo A estão voltadas às áreas de Cidadania e Bem-Estar; o grupo B concentra suas atividades às áreas de Desenvolvimento Local Sustentável e Gestão Pública

Com 10 equipes de dois professores e seis estudantes, num total de 80 participantes, a UFPel coordenará as atividades nos municípios de Arroio do Padre, Encruzilhada do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Pedras Altas, Piratini, Santana da Boa Vista e Sentinela do Sul. Nos outros cinco municípios – Chuí, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Tavares, a coordenação estará a cargo da Furg, que neste ano é parceira da operação e atuará com cinco equipes de dois professores e seis estudantes, totalizando 40 integrantes.

“Devemos cumprimentar e agradecer ao Ministério da Defesa, que é o grande coordenador desse projeto, e ao Ministério da Educação os dois propositores dessa iniciativa. A ação da UFPel foi buscar o apoio desses dois ministérios para trazer à nossa região um projeto que vai até as comunidades mais carentes, tentando identificar demandas e levar os nossos jovens estudantes a conhecer os problemas do Brasil”, observa o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Vitor Hugo Manzke. “O pensamento do reitor Cesar Borges sempre foi regionalizar, integrar a região em todas as ações. Agora contamos com o apoio irrestrito da Furg, para somarmos forças nesse sentido, levando também o projeto aos municípios da região litorânea”, acrescenta.

A UFPel foi pioneira na criação de uma forma regionalizada de ação permanente, que faz com que as atividades tenham continuidade ao longo do ano não mais com a participação de rondonistas distantes, mas com a atuação da própria Universidade. Esta nova visão, que está sendo adotada nacionalmente, foi denominada, em nível local, de Caminhos Farroupilhas. No Pará está sendo criado o Caminho da Cabanagem (antiga revolta dos paraenses contra o Império brasileiro), modalidade de ação espelhada no trabalho da UFPel na região Sul. Com o objetivo de compartilhar experiências, o Vitor Hugo Manzke esteve no Pará, no mês de janeiro. A instituição é a Universidade com o maior número de rondonistas envolvidos, em nível de país. Com a equipe que cumpriu atividades no norte do país, são 88 participantes.

“O Rondon regionalizado é uma excelente iniciativa sugerida pela UFPel, o que justifica nossa presença aqui, estabelecendo esta parceria com a UFPel e a Furg, além das 15 equipes de universidades de outras regiões”, comentou o coordenador-geral do Projeto Rondon, general de brigada Julio de Amo Jr., em entrevista à rádio Federal FM. Ele enfatiza que o Projeto Rondon se propõe a levar o jovem universitário a áreas diferentes do país, para que eles possam perceber as diferenças culturais e, além de conhecer as peculiaridades de cada local, realmente levar uma contribuição a essas comunidades. “A maior dificuldade é a logística, devido as dimensões do país. Gostaríamos de levar mais rondonistas, mas temos as nossas limitações”, justificou.

Uma das novidades nas futuras ações do Projeto é o apoio do Ministério das Cidades, que passará a apoiar as atividades, com o objetivo de fomentar a cidadania e integrar os participantes ao processo de desenvolvimento nacional através de ações participativas, consolidando o sentido de responsabilidade social e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta até o momento com a colaboração da Secretaria Geral da Presidência da República e dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, do Meio Ambiente, da Saúde, e da Integração Social.