Projeto Rondon Regional tem lançamento neste sábado

15 de Fevereiro de 2008

Será aberta neste sábado(16), a segunda edição da Operação Rio Grande do Sul do Projeto Rondon. A solenidade, que terá por local o auditório do Cefet-RS, será a partir das 8h, com a apresentação do Projeto, seguida de diversas atividades e culminando com a cerimônia de abertura, às 11h. Para as 14h, está programado passeio turístico.

No final da tarde desta sexta-feira, as equipes de rondonistas de outros estados serão recepcionadas por integrantes da UFPel e Furg, no aeroporto de Pelotas, dirigindo-se após para o 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz).

Na segunda-feira, acontece o deslocamento para os 15 municípios da região, contemplados nesta edição do projeto. A UFPel coordenará as atividades nos municípios de Arroio do Padre, Encruzilhada do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Pedras Altas, Piratini, Santana da Boa Vista e Sentinela do Sul. Nos outros cinco municípios – Chuí, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Tavares, a coordenação estará a cargo da Furg, que neste ano é parceira da operação.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, o Projeto Rondon envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar os estudantes da realidade do país, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades carentes, através de ações voltadas à defesa dos direitos de cidadania, educação, atividades comunitárias solidárias, agricultura familiar e elaboração de projetos que favoreçam a infra-estrutura urbana, nas áreas de saneamento básico e meio ambiente. A iniciativa da UFPel, em 2007, de estender as ações para a região Sul, foi decisiva para uma mudança na concepção do Projeto, em nível nacional.

Em janeiro, a Operação Grão-Pará, abrangeu 45 municípios dos estados do Pará e Piauí. Nesta sexta-feira, teve início a Operação Verão 2008, com atividades no Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Sergipe e Tocantins. A programação será desenvolvida até o dia 3 de março.