Professora Isabel Nogueira toma posse na Direção do Conservatório

24 de Dezembro de 2007

foto José Pacheco A professora Isabel Porto Nogueira cumprirá mais um mandato na direção do Conservatório de Música da UFPel. Na cerimônia, presidida pelo reitor Cesar Borges nesta quinta-feira(20), também tomou posse, no cargo de vice-diretor, o professor Luiz Guilherme Duro Goldberg. O ato foi prestigiado pelo vice-reitor, Telmo Pagana Xavier, por diretores de unidades e pela comunidade acadêmica em geral.

Após a leitura dos termos de posse, feita pelo pró-reitor de Gestão de Recursos Humanos, Mauro Joubert Cunha, Isabel Nogueira disse que a convivência de quase 20 anos, como aluna, professora e diretora é uma honra e um aprendizado. Segundo ela, os resultados só são alcançados com criatividade e com a força e empenho de sua equipe de trabalho.

“Os caminhos precisam ser continuamente construídos para que o Conservatório de Música continue alcançando sucesso em termos de inserção com a comunidade, no incremento do número de alunos, nas premiações recebidas em eventos científicos e no apoio à pesquisa junto à CNPq e Fapergs”, ponderou. “Cheios de vontade, desejamos trabalhar para encher esta cidade de música e para qualificar sempre mais o ensino musical aqui realizado, para que o Conservatório continue sendo uma referência para a música em Pelotas, no Rio Grande do Sul e no Brasil”, acrescentou.

Isabel Nogueira destacou que a unidade oferece gratuitamente à comunidade mais de 80 concertos anuais, graças ao compromisso com a contemporaneidade e com a formação de público. Depois da climatização da sala Milton de Lemos, obtida em sua primeira gestão, promete a reforma das cadeiras, até as comemorações dos 90 anos do Conservatório, em 2008. Também está prevista a ampliação do espaço físico, com a ocupação de salas de aula do prédio do Curso de Turismo e a aquisição de um novo prédio, por parte da Reitoria, possivelmente na zona do Porto – sem, contudo, abrir mão do atual prédio, cuja história contribuiu para que a Escola tenha sido reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado do RS, em 2004.

Além do Curso de Composição Musical, o projeto de expansão universitária da UFPel prevê criação, nos próximos anos, dos cursos de Musicologia, Música Popular e Regência Coral. Com isso, o Conservatório passará das atuais 20 vagas anuais para um ingresso de 110 alunos ao ano.

Entre as demais metas programadas para a nova gestão estão a ampliação do número de computadores, readequação da Musicoteca e incremento do acervo, expansão da pós-graduação e a realização de uma revista acadêmica em meio digital.

De sua parte, o reitor da UFPel confirmou a expectativa de crescimento da área de Música, que considera “imprescindível para a vida das pessoas e sem a qual uma universidade não se completa”. Ele confirmou a liberação de recursos da ordem de R$ 22 milhões por parte do MEC, a serem investidos na UFPel em 2008, na compra de equipamentos e na ampliação da área física.