Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador da Embrapa defende tese de doutorado no PPG em Zootecnia da UFPel

21 de Dezembro de 2007

O pesquisador Sérgio Silveira Gonzaga, da Embrapa - Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros, defendeu e teve aprovada, com os mais altos elogios, a tese “Produção de carne de ovinos Corriedale terminados em pastagem de verão - Milheto”, no Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), na última quarta-feira(19).

 A tese foi orientada pelo professor José Carlos da Silveira Osório e teve como co-orientadora a professora Maria Teresa Moreira Osório. O professor Manoel de Souza Maia, diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim participou da banca examinadora e salientou a importância do trabalho e a abordagem sobre o relacionamento do crescimento e desenvolvimento dos componentes corporais e regionais (cortes) com a produção de pastagem de milheto.

Também integraram a banca os doutores Rodrigo Desessards Jardim (professor adjunto da Furg) e Otoniel Geter Lauz Ferreira (pós-doutorado Fapergs/UFRGS) e como suplentes os doutores Gilson de Mendonça e Gladis Ferreira Corrêa (ambos professores adjunto da Unipampa).

A partir de janeiro de 2008, Sérgio Silveira Gonzaga passará a ser responsável pelo setor de ovinos do Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros da Embrapa - Pecuária Sul, com sede em Bagé. Ao agradecer aos orientadores e à UFPel, em especial ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, pela sua formação como doutor, ele destacou a importância da parceria entre as duas instituições. Gonzaga convidou o professor Manoel Maia para participar do projeto de terminação de cordeiros para produção de carne de qualidade, o que foi prontamente aceito por Maia, ao observar que “a muito pensava entrar nessa linha de pesquisa, por julgar de suma importância para o desenvolvimento regional”.         

Segundo o professor José Carlos Osório, através dessa parceria, o Grupo de Ovinos (Govi) ganhou mais um pesquisador e consultor de alto gabarito, o que é importante para o setor.

Seção: Notícias