Estudos Avançados em Filosofia apresenta, nesta terça(2), a conferência Žižek, Hegel e Marx

1 de Julho de 2013

Dando sequência ao Projeto “Estudos Avançados em Filosofia” da UFPel,  será apresentada nesta terça-feira(2), no horário habitual (das 15h às 17h) a conferência:  Slavoj Žižek: Hegel, Marx e a Modernidade ou acerca do livro Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético (São Paulo: Boitempo Editorial, 2013).

O PROJETO

Estudos Avançados em Filosofia é o mais novo Projeto de Extensão do Departamento de Filosofia da UFPel. Voltado para a Comunidade em geral (e não somente para o público acadêmico), o projeto em 2013 busca “Pensar a Modernidade, o mundo atlântico e o Brasil”. Intelectual autodidata que vem acompanhando o cenário e o debate filosófico nacional e internacional há mais de vinte anos, Jarbas Rosa Lazzari é um membro da comunidade local e um pesquisador de notório saber. Partindo de uma reflexão própria, ele irá dialogar com a filosofia, a história, a antropologia, a estética e os acontecimentos histórico-sociais e políticos do mundo contemporâneo. Confira as oito conferências a serem proferidas entre junho e setembro, mediadas pelos professores João Hobuss e Luís Rubira:

25 de Junho:
Ruy Fausto e Karl Marx: crítica dialética, formas sociais e a lógica do capital

02 de Julho:

09 de Julho:
Theodor Adorno e Cornelius Castoriadis: Dialética e Emancipação

23 de Julho:
Anarquia, anarquismo e a crítica libertária à Modernidade: A questão da políticacontra e para além do Estado

06 de Agosto:
Gente comum fazendo o incomum: a criação de uma democracia selvagem plebéia no mundo atlântico (séculos XVII ao XIX).

20 de Agosto:
Mundo atlântico e escravidão moderna ou pensar a Modernidade a partir da escravidão.

03 de Setembro:
Questões de Estética para pensar o Brasil e a Modernidade: de Machado de Assis à Glauber Rocha

17 de Setembro:
Por uma metafísica do abismo?
Hegel: O abismar-se e “a noite do mundo”; Nietzsche: “O homem é uma corda sobre um abismo”; Castoriadis: Apresentar e ocultar o abismo; Heidegger: “A negação de qualquer fundação é um abismo [ab-grund]”.

Organização:
Departamento de Filosofia da UFPel

Apoio:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Mediadores:
João Hobuss e Luís Rubira

Entrada Franca

(Por ordem de chegada. 90 Lugares)

Horário:

Terças-feiras, das 15h às 17h