Laboratório de Estudos em Análise de Discurso convida para Ciclo de Palestras

13 de Abril de 2013

O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, divulga a abertura do seu Ciclo de Palestras, evento que se propõe a articular os estudos da Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana com outras áreas do conhecimento. Será no dia 25 de abril, às 18h30min, na sala 309G do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1202, antigo Colégio Diocesano).

A edição 2013 do Ciclo começa pela palestra do filósofo e professor doutor Welington Silva Rodrigues (UFRGS/IFSul), que desenvolverá o tema “Hegel e o poder da linguagem dialética”. Trata-se de uma introdução à filosofia de Hegel ressaltando a importância da linguagem e da dialética para a elaboração de uma teoria que pretende levar ao saber absoluto. Para isso, serão destacadas e analisadas algumas passagens significativas das obras intituladas “Fenomenologia do Espírito” e “Ciência da Lógica”, nas quais, notadamente, Hegel desenvolve essas temáticas. Serão abordados ainda alguns desdobramentos de sua filosofia na história das ideias.

O LEAD tem a honra de convidar a comunidade acadêmica em geral para participar do evento.