Comunidade está insatisfeita com infraestrutura da UFPel

27 de Março de 2013

A comunidade acadêmica está insatisfeita com a infraestrutura da Universidade. Esta conclusão emergiu do Relatório Final da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) sobre questionário aplicado na comunidade em março, que obteve 563 respondentes. A autoavaliação faz parte do processo geral de avaliação exigido pelo MEC. No total, são dez itens, que devem ser autoavaliados em até três anos. Em função da exiguidade do prazo para enviar o relatório para o MEC, que vence neste fim de março, a UFPel optou por avaliar agora apenas um ponto, a infraestrutura.

dsc08810.JPG O resultado foi apresentado durante a sessão desta quarta-feira (27) do Conselho Universitário (Consun). O relatório, de 46 páginas, além do instrumento de pesquisa e de análise das respostas, contém gráficos e aponta potencialidades e fragilidades. O documento foi encaminhado, também, às Pró-Reitorias de Infraestrutura e de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade e servirá de apoio às ações que a atual gestão, que assumiu em 11 de janeiro, está tomando para recuperar as áreas físicas e infraestrutura da Instituição.

Recente levantamento feito pela Administração Central aponta que há problemas graves em todas as unidades e que os recursos necessários para resolver a situação podem chegar a R$ 40 milhões. Neste sentido, prioridades estão sendo elencadas, já que a Universidade não dispõe do total do valor. O relatório da CPA pode ser conferido no endereço http://wp.ufpel.edu.br/cpa/.

Ouvidoria
Nos informes da reunião do Consun desta quarta, o reitor Mauro Del Pino fez referência à constituição da Ouvidoria na Universidade, processo ora em andamento. O nome que está sendo indicado pela gestão para assumir o cargo é o do servidor Paulo Koschier. A página da Universidade, que deverá apresentar novo layout e estrutura em breve, trará um link para a Ouvidoria.

O reitor informou também ao plenário do Consun sobre a aprovação, pelo Conselho Diretor da Fundação (Condir), do nome de Elias Medeiros Vieira para a chefia da Auditoria Interna da UFPel, sobre o novo coordenador de Convênios da Universidade, Sérgio Barum Cassal, e sobre a formação da nova diretoria da Fundação Simon Bolívar, que tem como presidente Cristiano Pinheiro, como secretário Hemerson Pase e como diretor financeiro Gilson Porciúncula.

Outro ponto dos informes foi o relato sobre a recente reunião realizada com os diretores de unidades, da qual resultou a criação de três comissões temáticas, sobre matriz orçamentária, matriz de distribuição de técnico-administrativos e matriz de distribuição de docentes.

Psico
A situação do curso de Psicologia está plenamente regularizada. Sua criação foi aprovada pelo Consun. Ele está no quarto ano e vinha funcionando em regime de “ad referendum” do Consun. Já estava aprovado pelo Cocepe. Conforme decidiu a comunidade do curso, a vinculação será com a Faculdade de Medicina.

O Conselho aprovou ainda a indicação do nome do professor William Barros para titular na representação do Consun na CPPD (Comissão Permanente do Pessoal Docente). Será seu suplente o professor Rodrigo Kruger.

Contas
dsc08807.JPG O primeiro ponto da pauta da tarde foi a apreciação, pelo Consun, e votação, pelo Condir (Conselho Diretor da Fundação), do Relatório de Prestação de Contas do Exercício 2012. Para tanto, Consun e Condir realizaram reunião conjunta, no primeiro momento da tarde. Convidado a tomar a palavra, o ex-reitor Cesar Borges fez comentários sobre o relatório e apresentou realizações de sua gestão. Com duas abstenções, o documento foi aprovado pelo Condir. Confira no arquivo relatorio-sintetico-prestacao-de-contas-2012-e-anexos.pdf o relatório de Prestação de Contas.