UFPel e Prefeitura firmam cooperação para reabilitar região do Porto

26 de Fevereiro de 2013

dsc08070.JPG A UFPel e a Prefeitura de Pelotas firmarão acordo de cooperação técnica visando a reabilitação da área urbana da região do Porto da cidade. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (26), na Reitoria, entre o reitor Mauro Del Pino e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Josiane Almeida. E uma primeira ação já foi definida. O tratamento urbanístico da rua Alberto Rosa, na quadra em frente ao Campus das Ciências Sociais, prédio conhecido como do ICH.

Participaram do encontro os pró-reitores de Administração, Antônio Carlos Cleff, e de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, a diretora da Editora e Gráfica da UFPel, Denise Bussoletti, o engenheiro Gilberto Carvalho, da Pró-Reitoria de Infraestrutura, e o arquiteto Luís Augusto King, superintendente de Planejamento Territorial da Prefeitura.

A expressiva ocupação, pela UFPel, de diversos prédios na região do Porto, fez com que a Prefeitura procurasse a Universidade para buscar parceria e apoio na consecução de projetos de desenvolvimento e de qualificação para esta área da cidade, como do sistema viário, de alargamento de ruas, de ciclovias e de tranquilização do tráfego.

Josiane Almeida fez referência ao projeto da Cidade Estudantil, que englobaria uma área desde a região da Universidade Católica até o Porto, onde a UFPel tem diversas unidades acadêmicas e administrativas. Neste sentido, a UCPel também será contatada para participar dos trabalhos. A ideia é dar uma identidade própria para a região, através de intervenções urbanísticas que beneficiem a vida estudantil, levando em conta também os aspectos históricos da área do Porto.

“Estamos nos colocando ao lado da Prefeitura para a realização deste trabalho. Nossa inteligência institucional estará totalmente à disposição nestes projetos”, observou Mauro Del Pino.

Interlocução
A reitoria da UFPel assumiu o papel de interlocutora de moradores dos loteamentos da Balsa e Anglo junto à Prefeitura de Pelotas, visando apresentar as reivindicações destas comunidades no sentido de que não mais ocorram problemas como os sérios alagamentos registrados na quarta-feira da semana passada, quando residências foram tomadas pela água, com graves perdas materiais e danos emocionais.

O reitor Mauro Del Pino, no encontro desta terça-feira com a secretária Josiane Almeida, fez referência ao tema e à postura de mediação assumida pela UFPel. Como resultado da conversa, a secretária afirmou que receberá a comissão formada entre moradores e Universidade, quando serão buscadas soluções para a situação.