DCE realiza campanha de doação de medula óssea

20 de Dezembro de 2012

dscn2671.JPG O Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPel realizou no dia 20 de dezembro atividade de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea, em frente ao Restaurante Universitário do Centro. De 18 a 21 de dezembro, ocorre a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula óssea, oriunda da Lei Pietro, de 2009.

A cada ano, são registrados no Rio Grande do Sul mil novos casos de leucemia, sendo que o transplante de medula óssea torna-se inevitável na maioria destes casos. Hoje, a chance de se encontrar uma medula compatível pode ser de uma em 100 mil. Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.

Para fazer parte do cadastro de candidatos a doador basta ir ao hemocentro, para extrair uma pequena quantidade de sangue da veia – apenas 10 ml – e preencher um formulário com informações pessoais. Feito isso, o sangue passará por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste feito em laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro nacional. Quando um paciente necessitar de transplante, esse cadastro será consultado e, se for localizado um doador compatível, esta pessoa será convidada a fazer a doação de medula - sangue gelatinoso que se encontra junto aos ossos.

O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.

O Hemocentro de Pelotas está localizado na avenida Bento Gonçalves, 4569 fone (53) 3222-3002. Conheça mais sobre a Lei Pietro e os Procedimentos de Cadastramento no blog doemeduladoevida.blogspot.com.br.