Abertura de exposição Pons Dulcis Sulinas é nesta quinta(13)

12 de Dezembro de 2012

imagem1.jpg Abre nesta quinta-feira(13),  às 18h30min, na A Sala – Galeria do Centro de Artes da UFPel a exposição coletiva  Pons Dulcis Sulinas, na qual 23 professores e artistas do Centro de Artes vão apresentar sua produção poética. São eles: Fernando Igansi, Duda Gonçalves, M. Lourdes Reyes, Pellegrin, Zéca Nogueira, Damé, Alice Monsell, Angela Pohlmann, Vivian Herzog, Helena Kanaan, Maristani Polidori Zamperetti, Larissa Patron, Lauer, Maria Falkembach, Leandro Maia, Carolina Rochefort, Adriane Hernandez, Nádia Senna, Helene Sacco, Cláudia Brandão, Wilson Miranda, Chico Machado e Juliana Angeli.

As coordenadoras da galeria, Duda Gonçalves e Alice Monsell, propõem uma curadoria que fala sobre os relacionamentos entre as pessoas que estão expondo. Pons Dulcis Sulinas é uma expressão escolhida para nomear e atribuir sentido à conjunção das poéticas distintas dos professores do Centro de Artes da UFPel, revelando suas aproximações afetivas e profissionais, mapeando as “pontes” entre colegas.

Pons em latim significa ponte e, segundo o Novo Dicionário Aurélio, denota “construção destinada a estabelecer ligação entre margens opostas de um curso de água”. Todavia, na medicina, indica um conjunto de fibras do sistema nervoso no tronco cerebral, que comunica sinais dos sentidos: o tato, a audição, entre outros… Este território de fios condutores também regula a inspiração, a expiração e participa no processo que gera sonhos.

Ao ligar estas ideias aos termos Dulcis (que em latim significa doce) e Sulinas, a curadoria pretende evocar as paisagens e culturas que nos localizam aqui, extremo sul do Brasil, a Lagoa dos Patos, o Arroio Pelotas, os doces pelotenses e as relações afetivas com os colegas, com a docência e com o prazer de fazer e partilhar a arte.

Também no dia 13, uma conversa com os artistas acontece às 17h30min, com a abertura depois, às 18h30min. Visitação da exposição coletiva Pons Dulcis Sulinas segue do dia 13 de dezembro de 2012 até dia 8 de fevereiro de 2013, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h. A Galeria do Centro de Artes da UFPel (A Sala) é localizada na zona do Porto de Pelotas, na rua Alberto Rosa, 62.