Ao encerrar comemorações do Centenário, Odontologia inaugura obras

28 de Novembro de 2012

odonto.JPG placa.JPG A Faculdade de Odontologia da UFPel inaugurou na tarde desta quarta-feira(28) um conjunto de obras, reformas e ampliações que moderniza e capacita expressivamente parte significativa do histórico edifício da unidade, localizado na rua Gonçalves Chaves, no centro da cidade.

Numa sequência de atos, que constituíram a última cerimônia comemorativa aos 100 anos da Faculdade, completados em 2012, foram inauguradas 15 salas de professores, cinco salas de aula, as novas instalações do Programa de Pós-Graduação e do Programa de Educação Tutorial(PET) e os Laboratórios de Cultivo Celular, de Pré-Clínica, de Microbiologia e Audiovisual.

Quem circula do quinto ao sétimo andares da Faculdade, pisos contemplados com as intervenções e onde estão localizados os setores inaugurados nesta quarta-feira, pode notar os investimentos feitos na unidade, de infraestrutura, desenho de ambientes e equipamentos.

Uma expressiva presença de público foi registrada nos atos, que contou com as presenças do reitor Cesar Borges, do vice-reitor Manoel Moraes, da diretora da Faculdade, Márcia Bueno Pinto, e da vice-diretora, Adriana Etges.

Em sua manifestação, a diretora da Odontologia disse que o momento era significativo e que as obras revelavam esforços e dedicação enormes. Agradeceu à Administração Superior por tudo que foi feito e fez um registro especial ao professor Élio Paulo Zonta, falecido no começo deste ano quando ocupava o cargo de pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade. Fez um agradecimento também ao Departamento Técnico desta Pró-Reitoria, especialmente à servidora Denise Schwonke, pela dedicação dispensada às obras.

O intenso trabalho das pró-reitorias na consecução das reformas foi destacado pelo reitor da UFPel em sua manifestação nos atos de inauguração. Ressaltou também a figura do professor Zonta em todo o processo de desenvolvimento da UFPel.

Crescimento

Borges, em sua fala, sublinhou índices que mostram o desenvolvimento da Universidade nos últimos anos, como o fato de ter triplicado o número de alunos de graduação nos últimos cinco anos. “A Universidade qualificou-se como um todo. A pós-graduação cresceu, os docentes estão mais qualificados, o patrimônio está três vezes maior e temos mais de cem graduações”, observou. A chegada de novos equipamentos para a área da saúde também foi ressaltada pelo reitor.

Antes do descerramento da placa comemorativa às inaugurações, Borges ainda lembrou o trabalho da Coordenadoria do Reuni na UFPel e a participação efetiva da Direção, do Colegiado e dos Conselhos Departamentais nas obras realizadas. O reitor frisou também que por dois ou três anos serão inauguradas obras na Universidade que hoje estão em andamento, portanto, idealizadas e executadas por sua gestão.

A professora Márcia e o reitor descerraram a placa, colocada na entrada do sétimo andar da Faculdade.

Lili Bammann

Quando do ato de inauguração do Laboratório de Microbiologia, foi prestada uma homenagem à professora aposentada da Faculdade Lili Bammann, com entrega de placa em reconhecimento ao seu trabalho dentro da unidade, especialmente na área de Microbiologia.

A sequência de visitas aos novos ambientes terminou no anfiteatro da pós-graduação, onde foi prestada uma homenagem ao reitor Cesar Borges, que recebeu das mãos da diretora um troféu na forma do prédio da Faculdade. Na ocasião, servidores, professores e acadêmicos presentes foram brindados com moedas comemorativas ao Centenário da Faculdade.