21º Congresso de Iniciação Científica premia vencedores

29 de Novembro de 2012

img_41761.JPG O 21º Congresso de Iniciação Científica (XXI CIC) teve seu ponto culminante na noite desta quarta-feira(28), com a cerimônia de entrega de troféus aos vencedores nas diversas modalidades. O ato foi prestigiado pelo reitor Cesar Borges, que manifestou entusiasmo ao ver o auditório da Faculdade de Direito repleto de “futuros cientistas e pesquisadores”.

img_38911.JPG Suas breves considerações sobre a evolução da UFPel nos últimos anos, a partir da adesão ao Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), abrangeram, além da elevação do número de alunos e cursos de graduação e dos avanços de infraestrutura, o expressivo crescimento verificado no número dos cursos de mestrado e doutorado, em sua maioria com conceito 4, o que colocou a instituição em posição de destaque entre as 30 principais universidades do país. Segundo Cesar Borges, isso se tornou possível graças ao currículo prodigioso dos mais de 600 docentes contratados nesse período, que se somaram à experiência dos docentes já existentes.

Referindo-se ao futuro da UFPel, deixou uma mensagem de otimismo e conclamou a todos a estarem unidos no tempo que virá. “A nova administração poderá e deverá fazer muito mais, pois as condições são muito melhores”, afirmou, fazendo alusão aos recursos de caixa, da ordem de R$ 10 milhões, dos quais R$ 7 milhões estão disponíveis para dar início a novas obras e R$ 3 milhões correspondem a obras já licitadas, para serem iniciadas a partir do mês de janeiro de 2013.

img_41631.JPG A cerimônia de entrega das premiações foi conduzida pelo diretor de Pesquisa e coordenador do CIC, professor Marcio Nunes Corrêa, no ato representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Manoel de Souza Maia. Márcio destacou a intensa e qualificada participação dos colegas da Comissão Organizadora, incansáveis na realização do maior evento científico da UFPel, “de fundamental importância na formação dos futuros profissionais”. Também foi ressaltada a dedicação da equipe de professores que atuaram nas comissões de avaliação dos 1.500 trabalhos inscritos.

Nesta edição, o troféu do CIC é a réplica de uma pelota, embarcação de couro utilizada para a travessia do arroio Pelotas e que deu origem ao nome do arroio e da própria cidade. Para contextualizar o motivo utilizado na confecção dos troféus – a passagem dos 200 anos do município – foi dada a palavra ao autor, servidor Edson Silva, que em sua aposentadoria dedica-se ao artesanato em couro e madeira.

Em paralelo ao XXI CIC, no período de 20 a 23 de novembro, foi realizada a IV Mostra Científica (IV MC), com a exposição de pesquisas feitas por alunos e professores de Ensino Médio.

Esse ano, em caráter inovador, além da apresentação de trabalhos, o CIC contou com palestras de dez professores de diversas áreas, discutindo temáticas fundamentais na formação do jovem cientista, tais como ética em pesquisa, inovação tecnológica, etc.

De acordo com o diretor de Pesquisa, professor Marcio Nunes Corrêa, o evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e por um comitê constituído de professores da UFPel, além de outros professores que atuam na avaliação de pôsteres e sessões orais, contribuindo para a formação dos estudantes e demonstrando uma fundamental integração entre os setores que fazem ciência e tecnologia na instituição.

Veja a relação dos vencedores no endereço http://ufpel.edu.br/cic/2012/.