Seminário da Consciência Negra cumpre metas

27 de Novembro de 2012

consciencia.JPG c-negra.JPG banda.JPG O IV Seminário da Consciência Negra de Pelotas (SECONEP), projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Pelotas, sob coordenação geral da professora Rosemar Gomes Lemos, cumpriu suas metas: abordar a contribuição africana no desenvolvimento do município de Pelotas ao longo dos seus 200 anos, bem como auxiliar no aprimoramento do ensino desenvolvido nas escolas públicas, referente à Lei 10.639/2003, fornecendo subsídios para novos trabalhos.

Através da interdisciplinaridade, foram abordadas questões étnico-raciais, desmistificando antigos paradigmas sobre a cultura afro-brasileira.

Fizeram parte da equipe 24 pessoas, entre professores, alunos de nível fundamental, médio e universitários e profissionais liberais. São elas: CORPO DOCENTE: Ana Paula Batista Araujo, Ivone da Graca Nunes Homrich, Jocelem Mariza Soares Fernandes Ribeiro, Larissa Patron Chaves, Rita de Cássia Coimbra Reis e Rosemar Gomes Lemos; PROFISSIONAL LIBERAL: Jonas Fernando Martins Santos; CORPO DISCENTE: Alexandre Silva da Silva (FURG), Camila Paula de Souza (UFPel), Claudinei Caetano Lemos (Faculdades Anhanguera Educacional - Unidade Pelotas), Edvin Walter Brito Gomes (UFPel), Gregory Scatolin (UFPel), Josiane Medeiros Gomes (Esc. E.E.M. Mosenhor Queiroz), Julio Cá (UFPel), Kauê Pereira Santos (UFPel), Lâmea Brum Gonçalves de Avila (UFPel), Lisiane Gomes Lemos (UFPel), Mariela Cardoso Corrêa (UFPel), Nadiele Ferreira Pires (FURG), Natalie Geny Silva Braz (UFPel), Patrícia Nobre Belem (UFPel), Renan Gomes Lemos ( Escola de Ens. Fund. Castro Alves - Pelotas - RS), Rubens Barbosa Leal (UFPel), William Machado da Silva (UFPel).

Renomados palestrantes colaboraram com o evento assim como 9 escolas públicas do município. Foram realizadas 7 mesas com apresentação e debate de temas relacionados à população negra e não negra e 13 tipos diferenciados de oficinas, de acordo com a faixa etária dos alunos e cursos universitários aos quais pertencia cada oficineiro. Temas relacionados à arte, cultura, higiene bucal, homofobia, identidade, auto-estima, intercâmbio universitário e ações afirmativas, entre outros, foram abordados (ver: seconep.blogspot.com.br).

A população de forma entusiasmada auxiliou na Campanha de Doação de Livros, que deu origem ao espaço denominado Judith da Silva Bacci (1918-1991), em homenagem à escultora negra pelotense e ex-funcionária da Universidade Federal de Pelotas. Na Biblioteca no Campus Porto, no dia 21 de novembro, foi inaugurado um setor onde serão disponibilizadas todas as obras referentes à História da África, Diáspora Africana, Cultura Afrobrasileira e a História dos índios brasileiros, incluindo sua cultura e influência em todo o Brasil.

Essa edição foi recorde de público. Mais de 1600 pessoas participaram do evento, que começou dia 14 e foi até o dia 23 de novembro.

A realização do evento somente foi possível graças ao apoio da Universidade Federal de Pelotas, 5ª CRE, Secretaria Municipal de Cultura, SEPPIR, UNCF Mellon (E.U.A), AIESEC em Pelotas, Asufpel, Adufpel, Rádiocom FM, SIMP, Sindicato dos Trab. Transportes Rodoviários de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, Associação de Cabos e Soldados Policiais Militares e Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.

A organização do IV SECONEP está agradecendo a todos os apoiadores que confiaram e investiram nesta ação.