UFPel tem trabalho selecionado para evento na UFSC

26 de Novembro de 2012

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos, que se realizará em Florianópolis, Santa Catarina,  entre 16 a 20 de setembro de 2013, em promoção conjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou os simpósios temáticos selecionados. Dentre eles está o simpósio Gênero e Religião: Espaços, deslocamen​tos e construção de identidade​s, coordenado pelo professor da UFPel Lori Altmann e por Wanda Deifelt, da Luther College.

Resumo

Dentro da teoria de gênero, a noção de espaço desempenha um papel importante porque requereu, desde o princípio, uma desconstrução de espaços atribuídos: público e privado; sagrado e profano, natureza e cultura, etc. “Ocupar espaços” (seja na rua, na política, na mídia ou em distintos campos de trabalho) se tornou não só uma bandeira de luta para o movimento feminista, mas também um referencial que permitiu visibilidade a outros grupos sociais cuja identidade sexual, social, cultural ou étnico-racial escapa à normatividade. Qual é o papel dos discursos religiosos e seus sistemas simbólicos em determinar a noção de espaço e a legitimidade de indivíduos ou grupos em ocupá-los? Qual é sua importância em situações de deslocamentos e perdas de espaços? Que noções de espaço, de tempo e de fronteiras (não apenas geográficas, mas também identitárias e de conhecimento) são construídas a partir da perspectiva de gênero? O ST acolherá propostas de comunicações que abordem o discurso religioso em relação a espaço, construção de identidade e deslocamentos, usando particularmente o referencial de gênero. Possíveis abordagens: processos migratórios, deslocamentos sociais, tráfico de pessoas, transgressões sexuais, liderança de mulheres e gays/lésbicas em comunidades religiosas, etc.

Veja outras informações sobre o evento em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/simposio/public.