Docentes do curso de Museologia da UFPel distinguidos com honraria no RJ

26 de Novembro de 2012

medalha.JPG No dia 21 de novembro, durante a realização do 5° Fórum Nacional de Museus, os professores do Bacharelado em Museologia, Francisca Ferreira Michelon, Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, Noris Mara Pacheco Martins Leal e Wilson Marcelino Miranda, foram agraciados, por seus relevantes serviços à museologia brasileira, com a Medalha de Honra ao Mérito 80 anos da Escola de Museologia – Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a qual possui o curso de graduação em Museologia mais antigo do país.

Na imagem está a Coordenadora do Bacharelado em Museologia - ICH/UFPEL, professora Noris Mara Pacheco Martins Leal, recebendo das mãos do Prof Ivan de Sá - Diretor da Escola de Museologia da UNIRIO - a Medalha de Honra ao Mérito 80 anos da Escola de Museologia - UNIRIO. Na ocasião, a mesma recebeu e representou os docentes da UFPel (Francisca Ferreira Michelon, Maria Leticia Mazzucchi Ferreira e Wilson Marcelino Miranda) na cerimônia de entrega da medalha, durante o V Encontro da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia, o qual integra o 5º Fórum Nacional de Museus, no SESC Quitandinha de Petrópolis. Um dos objetivos do mérito é o reconhecimento dos profissionais e docentes que colaboraram com o desenvolvimento da Museologia no país.

Conteúdo do Diploma recebido junto a medalha:
“Medalha comemorativa aos 80 anos da Escola de Museologia - UNIRIO, conferida pelo magnifico reitor desta Universidade para trabalhadores e professores da área da museologia pelos serviços prestados aos campos da museologia, com contribuição na formação em museologia e para o desenvolvimento da museologia como campo disciplinar, bem como para a consolidação profissional do museólogo. Assim como o reconhecimento pelos relevantes contribuições à Museologia, ao Patrimônio, a Preservação e a Memória.”

A UFPel, teve um dos números mais altos de professores homenageados (além da própria UNIRIO que homenageou professores, funcionários, ex-alunos). Também foram conferidas 4 medalhas  a UFBA - Universidade Federal da Bahia; - (2º curso mais antigo do país), igual ao número conferido ao Bacharelado em Museologia da UFPEL, sendo os outros cursos do país homenageados em menor número.

O curso de Bacharelado em Museologia da UFPel foi o primeiro implantado no estado do Rio Grande do Sul, em 2006, e o terceiro curso federal do país.