Comissão Eleitoral do DCE lança nota sobre impugnação de chapa

23 de Novembro de 2012

A Comissão Eleitoral do Diretório Central de Estudantes (DCE) está publicando Nota Oficial sobre a impugnação de uma das chapas. Confira a íntegra do texto abaixo:

COMISSÃO ORGANIZADORA DAS ELEIÇÕES – DCE UFPEL (GESTÃO 2013)

Viemos por meio dessa nota, informar que a Chapa 1 – Ousadia e Alegria foi impugnada. E, por meio desta, iremos esclarecer a todos os estudantes e, por consequência, ao movimento estudantil da UFPel, os motivos de tal decisão.

A COE, desde o início do processo, e como já explicado em nota anterior veiculada dia 21/11/2012, vem abrindo concessões e precedentes para as chapas, tudo em prol de um processo democrático em que os estudantes pudessem escolher entre várias opções, um processo em que o debate político de propostas pudesse ser realizado. Todas nossas concessões foram dentro do bom-senso, e de maneira que não prejudicariam o regimento ou o funcionamento do pleito. Porém quarta-feira, 21/11/2012, ao receber documentação inválida com os nomes de dois membros do COCEPE da chapa 1 e a entrega do comprovante de matricula da Presidente da mesma chapa após o horário de encerramento do prazo de entrega dos documentos (prazo estendido além do que deveria para alguns cargos), estabeleceu-se um impasse. A impugnação de dois nomes do COCEPE da chapa e do nome da presidente da mesma torna a chapa irregular em relação ao regimento, conforme o artigo 9 e inciso VI e VII parágrafos 1,2 e 3, do mesmo, sem possibilidade da comissão alterá-lo para abrir uma nova concessão.

A declaração de interesse em participação de chapa e cargos era para ser entregue até segunda-feira, dia 19/11, e aceitar um novo presidente para a chapa é impossível, pois a presidência pede esta documentação, que não pode ser veiculada hoje. Logo, aceitar essa documentação é cometer total injustiça com as outras chapas, que tiveram membros excluídos por falta de documentos e que, ao ter novos prazos, se encarregaram de entregar o que faltava dentro do horário. Os membros que não cumpriram esse prazo foram impugnados, portanto, como não impugnar a presidente da chapa 1?

Portanto, como dentro do estatuto do DCE e dentro do regimento eleitoral se pede obrigatoriamente o cargo de presidência, não podemos manter uma chapa em que a presidente tem sua inscrição não homologada.

Assim, após a reunião de ontem à noite (22/11/2012), que foi debatida juntamente com os representantes das três chapas (como representantes lê-se os então presidentes – Winnie Bueno, Tony Sechi e Alisson Luiz Pagnussatt), onde tentamos dialogar e buscar uma boa alternativa, após sofrermos ameaças claras de deslegitimação do processo e tentativas de coação muito antes de iniciarmos qualquer votação, a COE chegou à conclusão de votar a impugnação ou não, tendo um resultado de 5 votos (Renan Martinez, Mauricio Pelegrini, Carin Weiss, Larissa Braga e Andrew Valadão) pela impugnação, 2 abstenções (Laura Moschoutis e Taciane Vaz) e 2 votos (Moisés Melo e Gabriela Bueno) pela não impugnação da chapa.

Enfim, após todo o esclarecimento do ocorrido e com o resultado da votação, a COE vem por meio deste informar a todos os estudantes da Universidade Federal de Pelotas que a Chapa 1 – Ousadia e alegria, está impugnada e impossibilitada de continuar concorrendo à direção do DCE. Continuando, assim, no processo as chapas 2 e 9. Viração – Oposição e ChapaTRÊS.

Sem mais para o presente momento e lamentando a situação em que nos encontramos,

Comissão Organizadora das Eleições do DCE – Gestão 2013.