UFPel institui comissão para criação de Programa de Preparação para Aposentadoria

23 de Outubro de 2012

dsc07802.JPG Por iniciativa do vice-reitor da UFPel, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, e em atendimento a solicitação recebida da Asufpel, foi realizada na manhã desta terça-feira(23), no gabinete da Vice-Reitoria, reunião entre membros da administração superior da Universidade e um grupo de servidores, alguns dos quais inativos indicados pela entidade sindical, visando a implementação do Programa de Preparação para Aposentadoria.

Em sua fala introdutória, o vice-reitor Manoel Moraes defendeu a criação de um programa de inserção de servidores inativos em atividades pontuais da Universidade, como forma de aproveitar seu potencial intelectual e de trabalho, mesmo após a aposentadoria. “O que se percebe atualmente é que o servidor ao se aposentar se sente excluído”, observou.

Segundo ele, esse sentimento foi aguçado durante a campanha eleitoral para reitor, motivando a disposição de criar um grupo de trabalho para estudar o assunto. “Esta era uma ideia de campanha, mas como o candidato não existe mais – o que existe é um novo reitor eleito – estamos lançando a proposta para que seja consolidada na nova gestão”.

Em sua campanha para reitor, o então candidato recebeu da Asufpel esse pleito, agora ratificado em ofício. O documento propõe que seja implementado na UFPel o Programa de Preparação para Aposentadoria, a exemplo do que existe hoje na UFSM. Sugere também que seja permitido aos aposentados a participação nos Conselhos Superiores da instituição, com direito a voz e voto; que seja permitido aos aposentados participar da eleição para reitor, com direito a voto; e que os aposentados sejam inseridos em programas sociais que visem a continuidade de sua colaboração com a comunidade universitária, tendo como base a experiência e capacitação adquirida ao longo dos anos na Universidade.

Considerando o número expressivo de servidores inativos da UFPel e a vontade expressa de que, mesmo aposentados, eles possam desenvolver ações junto à comunidade universitária, o professor Manoel Luiz Brenner de Moraes constituiu, através de Portaria, Grupo de Trabalho integrado pelos servidores ativos Maria Tereza Tavares Fuji, Tanízia Bender e Juliana Antunes de Souza e pelos servidores inativos Denir Domingues Cunha, Zedeni da Silva Braun, Maria de Lourdes Freitas Bogacki, Luis Carlos Correa, Antonio Augusto da Silva Azambuja, Claudete Botelho Coelho e Assis Rosa Gonçalves.A comissão, nomeada na reunião desta terça-feira, discutirá a regulamentação da forma de inserção dos servidores inativos, visando a continuidade de sua colaboração na vida universitária.