MEC libera recursos para hospitais universitários

23 de Outubro de 2012

Os hospitais universitários federais terão recursos de R$ 82 milhões para aplicar em atividades de ensino, pesquisa e assistência à saúde da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização dos créditos foi autorizada por meio de portaria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação.

Os recursos, previstos no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), contemplam 44 unidades federais de saúde. Os valores destinados a cada uma foram determinados a partir de critérios como porte do hospital, número de leitos, quantidade e complexidade dos serviços assistenciais prestados.

Através da medida, o Hospital-Escola da UFPel será contemplado com R$ 2.096.277,70. A Portaria da Ebserh nº 53, do dia 19 último, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22, seção I, página 22.

Criado em 2010, o Rehuf tem como objetivos o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde, a modernização da estrutura física e do parque tecnológico das unidades. Desde o início de 2012, com a criação da Ebserh, a empresa é o órgão federal responsável pela gestão do programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ebserh