Docente fala sobre Tendências Internacionais da Pesquisa em Enfermagem

22 de Outubro de 2012

enf1.JPG Na sexta-feira à tarde(19), a professora Denise Gastaldo, brasileira que atua na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Toronto, Canadá, ministrou a Conferência “Tendências Internacionais da Pesquisa Acadêmica em Enfermagem”, no Auditório da Reitoria, Campus Porto. Antes, ela realizou uma oficina no Escola da UFPel.

Em sua conferência, ela considerou que, internacionalmente, há uma diversidade de formações na área de enfermagem e apenas os enfermeiros que cursaram o bacharelado podem capacitar-se como pesquisadores através de estudos de Pós-graduação. Disse ainda que os enfermeiros do Sul do Estado têm uma posição privilegiada, porque Pelotas e Rio Grande oferecem mestrado e doutorado.

“O crescimento da pesquisa em enfermagem acompanhou-se de novos desafios: como fazer a difusão de resultados de forma ampla e que se traduzam em melhoria da qualidade da assistência ao usuário? Uma alternativa encontrada no mundo anglo-saxão é o desenvolvimento da prática baseada em evidências. A Associação Brasileira de Enfermagem vai traduzir os guias de melhores práticas criados por enfermeiros canadenses (RNAO) para o português”, observou Denise Gastaldo.