Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro na área de Educação tem capítulo escrito por professora da FaE

19 de Outubro de 2012

Foram anunciados, nesta quinta-feira(18), os livros vencedores do prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país. A premiação é dividida em 29 diferentes categorias. O livro premiado em 1º lugar na categoria Educação é “Alfabetização no Brasil: uma história de sua história”, organizado pela professora da Unesp, Maria do Rosário Longo Mortatti, e publicado pela Editora Cultura Acadêmica – Oficina Universitária.

O livro reúne trabalhos de importantes pesquisadores nacionais e internacionais da área da alfabetização. Um dos capítulos desse livro foi escrito pela professora da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), Eliane Peres. Nele a pesquisadora da UFPel faz um balanço das investigações feitas no Rio Grande do Sul sobre história da alfabetização e apresenta as contribuições do grupo de pesquisa por ela coordenado - Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares) - na constituição do campo de estudos da história da alfabetização no Brasil.  O capítulo é intitulado “A produção sobre história da alfabetização no Rio Grande do Sul: as contribuições do grupo de pesquisa Hisales (FaE/UFPel)”.

Uma versão e-book do livro está disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao.pdf