Dia Mundial da Saúde Mental celebrado com arte no HE

15 de Outubro de 2012

convite1.JPG No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), o Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU abriga uma exposição do Projeto Oficinas de Criação Coletiva do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFPel.

publico.JPG As Oficinas de Criação Coletiva objetivam desenvolver atividades de forma interdisciplinar em nível de prevenção terciária com pacientes portadores de sofrimento psíquico, contribuindo para a reabilitação e inserção social, através de oficinas terapêuticas com ações sócio-educativas, culturais, artísticas e de lazer.

Uma grande aliada desses grupos é a arte. Pesquisas apontam que a expressão artística aumenta a potencialidade de expressão e realização pessoal que fazem parte do processo de manutenção da saúde mental. O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode tanto reconciliar conflitos emocionais, como facilitar a autopercepção e o desenvolvimento humano.

O Projeto Oficinas de Criação Coletiva, criado em 1996, é executado nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Municipal, Areal Leste e Centro Social Urbano do Areal e ainda no Ambulatório Especializado que funciona na Faculdade de Medicina/UFPel. As reuniões são semanais, direcionadas aos usuários, com atividades grupais diversas, nas quais atuam médico residente de psiquiatria, assistente social e eventualmente artistas plásticos voluntários. Nesta exposição os trabalhos coletivos dos usuários da Faculdade de Medicina foram orientados pelas artistas plásticas Nauri Saccol e Helena Badia.

A exposição pode ser visitada até o dia 29 de outubro no Corredor Arte, em qualquer dia da semana.