Grupo da FaE participa do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia

18 de Setembro de 2012

pesquisas.JPG O Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel, “Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação” (CoCTec), liderado pela professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e do PPG em Ensino de Ciências e Matemática Rosária Ilgenfritz Sperotto participou do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro na Universidade do Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O evento, oriundo das discussões do GT de Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) teve como objetivo promover a discussão de grupos de pesquisa brasileiros que tenham investigações desenvolvidas nos últimos cinco anos, visando à reflexão sobre o processo de produção de conhecimento dentro dos Programas de Pós-Graduação.

Os trabalhos apresentados no Colóquio foram organizados pelo eixo dos grupos de pesquisa, a partir das trajetórias que explicitam os caminhos teórico-metodológicos traçados ao longo da existência de cada grupo.

Rosária teve a oportunidade de apresentar a trajetória do CoCTec, que teve inicio em 2010, com o objetivo de agregar pesquisadores que desenvolvem estudos e investigações sobre os processos de constituições de subjetividades em inter-relações com diferentes possibilidades de subjetivação, envolvendo processos de formação, interações e aprendizagens.

O CoCTec desenvolve a Pesquisa “As Tecnologias Digitais como Dispositivos de Produção de Subjetividade e Aprendizagem” e conta com pesquisadores de diferentes instituições, alunos dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFPEL – PPGE e PPGECM e de Cursos de Graduação da UFPel (alunos bolsistas CNPq, FAPERGS, PRG/UFPel e alunos voluntários).

- Para saber mais a respeito do CoCTec acesse:

- Para saber mais a respeito do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia acesse: