Revista Ciência Hoje destaca projeto da Engenharia Hídrica

31 de Agosto de 2012

Reportagem publicada na Revista Ciência Hoje do portal UOL, no dia 27 de agosto de 2012, destaca um projeto de pesquisa na área de Recursos Hídricos que conta com a equipe de professores do curso de Engenharia Hídrica da UFPel. Este projeto está relacionado ao desenvolvimento e aplicação de um modelo hidrológico conhecido como LASH (Lavras Simulation of Hydrology), que tem sido aplicado com sucesso em bacias hidrográficas de diferentes regiões brasileiras, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta computacional para realizar a gestão de recursos hídricos na escala de bacias hidrográficas.

Este projeto de pesquisa conta com a parceria de pesquisadores das Universidades Federais de Pelotas (UFPel), de Lavras (UFLA) e do Tocantins (UFT), e da universidade norte-americana de Purdue. Os idealizadores do LASH foram os professores Samuel Beskow (UFPel), Marcelo Ribeiro Viola (UFT), Carlos Rogério de Mello (UFLA) e Lloyd Darrell Norton (Universidade Purdue).

Desde junho de 2011, a equipe tem trabalhado intensamente no desenvolvimento da segunda versão do modelo LASH, visando aprimorá-lo e ampliar as suas aplicações. Devido à interdisciplinaridade do projeto, alunos dos cursos de Engenharia Hídrica e Ciência da Computação têm atuado nessa tarefa.

O projeto tem apoio do CNPq, Fapergs e UFPel, através de bolsas de iniciação científica e apoio financeiro.

Clique no link abaixo para ler a reportagem na íntegra.