Odontologia da UFPel tem atuação destacada em evento

31 de Julho de 2012

faculdade-de-odontologia.jpg O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel teve atuação destacada na 48ª Reunião do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), ocorrida entre os dias 25 e 28 de julho, em Londrina-PR. Cerca de 20 pesquisadores do programa, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e professores, participaram do evento.

Palestras

O professor Rafael Moraes, da área Materiais Odontológicos, foi um dos palestrantes do evento. Na atividade intitulada “Materiais odontológicos de alto desempenho baseados em nanotecnologia polimérica”, o professor do PPGO abordou aspectos da obtenção de nanopartículas reticuladas e a aplicação da tecnologia para materiais de uso na Odontologia.

Outro palestrante do evento foi o professor Niek Opdam, da Radboud University Nijmegen Medical Centre, Holanda, atual professor visitante do PPGO. Na atividade intitulada Turning science into practice: clinical relevance of dental materials research, dividida em dois dias dentro do evento, o professor abordou aspectos acerca do efeito de características de materiais e técnicas restauradoras utilizadas em Odontologia e as evidências acerca de seus efeitos na longevidade de restaurações.

Premiações

O evento premiou, ao todo, nove trabalhos de pesquisa, divididos em três categorias: profissionais, alunos de pós-graduação e de graduação. Dos trabalhos premiados, três foram apresentados por alunos do PPGO.

O prêmio de 1º lugar da categoria Pós-Graduação foi concedido ao trabalho “Cobertura (super)-hidrófoba de dispositivos ortodônticos para redução da retenção inicial de biofilme bucal”, apresentado pela doutoranda Marina Kaizer e de co-autoria dos discentes Adauê Oliveira e Marina Azevedo, além dos Profs. Fabrício Ogliari, Maximiliano Cenci e Rafael Moraes. O trabalho constitui-se da dissertação de mestrado do aluno Adauê, defendida na área de Odontopediatria, sob orientação do professor Rafael Moraes e co-orientação do professor Maximiliano Cenci.

Ainda na categoria Pós-Graduação, menção honrosa foi concedida ao trabalho “Influência da adição de um derivado de salicilato alternativo em cimentos obturadores à base de cálcio”, apresentado pelo doutorando Eliseu Münchow e de co-autoria da discente Manuela Souza e Silva e dos professores Evandro Piva, Fabrício Ogliari e Cesar Zanchi. Este trabalho constitui-se da dissertação de mestrado da aluna Manuela, que está sendo desenvolvida sob orientação do professor Cesar Zanchi e co-orientação do professor Fabrício Ogliari.

Na categoria Graduação, menção honrosa foi concedida ao trabalho “Aplicação de um sal de ônio para redução do tempo de fotoativação na cimentação de braquetes ortodônticos”, apresentado por Andressa Moreira (bolsista IC Fapergs) e de co-autoria dos doutorandos Adauê Oliveira e Caroline Ely, além dos professores Fabrício Ogliari e Rafael Moraes (orientador).

Reunião de 2014 ocorrerá em Pelotas

Ratificou-se no evento que a reunião do ano de 2013 ocorrerá na cidade de Piracicaba-SP, sob coordenação da Unicamp, e que em 2014 Pelotas será a sede da 50ª Reunião Anual do GBMD, um marco da história desse importante grupo. A coordenação ficará a cargo dos pesquisadores da área de Materiais Odontológicos da UFPel.