Projetos para troca de experiências entre estudantes do mundo todo tem inscrições abertas

31 de Julho de 2012

Professores podem inscrever turmas para três novos projetos do Connecting Classrooms, que terão início em setembro de 2012 através da plataforma School Online São Paulo, Julho de 2012 – O Programa Connecting Classrooms, projeto global do British Council, parte para uma nova fase.

Idealizado pelo British Council e o Governo Britânico, o Connecting Classrooms estimula a troca de experiências e conhecimento entre estudantes de todo mundo por meio de um sistema de parcerias entre escolas. O objetivo é apoiar os jovens no aprendizado sobre assuntos globais para torná-los cidadãos responsáveis, aptos a trabalharem na economia mundial.

As atividades do Connecting Classrooms baseiam-se em eixos temáticos relacionados à cultura e sociedade locais e trabalham com ferramentas digitais, como a organização de um Blog Diário. Toda a interatividade acontece na plataforma Schools Online. O idioma adotado para compartilhar as atividades é o inglês, mas os projetos podem ser realizados em português. Os projetos são direcionados a alunos dos níveis Ensino Fundamental I (6 a 10 anos), Ensino Fundamental II (11 a 14 anos) e Ensino Médio (15 a 18 anos).

Atualmente, participam do programa escolas de 51 países, dentre eles Brasil, Alemanha, China, Espanha, Índia, Líbano, Marrocos, Nigéria, Portugal e Suíça. As inscrições para a nova fase de atividades estarão abertas a partir de 15 de agosto, no Espaço de projetos do Brasil na plataforma Schools Online: http://schoolsonline.britishcouncil.org/brazil-projects.

Para participar, os professores devem cadastrar a sua escola e escolher as temáticas que desejam implementar: Investigando os Fenômenos da Natureza – Por meio de pesquisa, os professores participantes identificarão com seus alunos os fenômenos da natureza mais recorrentes em seu país. Juntos irão relatar para os demais participantes como eles ocorrem e destacarão o impacto negativo de suas interferências na natureza.

Conhecer para preservar: Animais em Extinção - A pesquisa sobre animais em extinção será o tema deste projeto. Os alunos selecionarão 5 animais em extinção de seu país ou de sua região, estudarão sobre eles e criarão campanhas para sua preservação. Os professores deverão orientar seus alunos na elaboração de materiais de sensibilização de preservação para sua comunidade escolar. Depois, poderão trocar estes materiais no espaço de compartilhamento online com professores e estudantes de outros países que estão discutindo a mesma temática, de modo a ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância deste tema.

Contos Folclóricos - O objetivo deste projeto é a elaboração e apresentação de slides com um conto folclórico regional. Os alunos irão pesquisar e escolher o conto preferido, posteriormente, escrevê-lo, ilustrá-lo e compartilhá-lo. As histórias circularão pelo mundo, ampliando o repertório dos alunos ao compartilharem diferentes culturas. Além dos projetos, o British Council oferece suporte pedagógico às escolas participantes e coordena o trabalho realizado pelos professores com o apoio do Instituto Crescer.

“O Programa Connecting Classrooms é uma iniciativa única do British Council que utiliza de recursos digitais para criar verdadeiras escolas sem frontieiras. Através dos projetos, os alunos brasileiros têm a oportunidade de explorar e conhecer um mundo diferente sem sair da sua sala de aula. Acima de tudo, o Programa conecta os professores e os convida a dividir suas experiências e aprender com seus colegas do Reino Unido e de outros países”, afirma Claudio Anjos, Diretor de Educação e Exames do Conselho Britânico.Sobre o British CouncilO British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Lingua Inglesa, Artes, Esportes e Exames.

A organização atua em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br. Sobre o Instituto CrescerO Instituto Crescer é uma instituição fundada em 2000, com foco em desenvolvimento humano, ampliação da cidadania e responsabilidade social. Desenvolve diferentes projetos na área de Educação: desenvolvimento da educação básica, inclusão digital e qualificação profissional. Mais informações disponíveis em www.institutocrescer.org.br.