Professora do Turismo analisa investimentos para a Copa

26 de Julho de 2012

Há menos de dois anos da Copa do Mundo no Brasil, a expectativa aumenta cada vez mais. O Brasil, conhecido como o país do futebol, sediará a competição de maior importância desse esporte e o mundo inteiro estará voltado para cá em 2014. Para que isso aconteça da melhor forma possível, grandes investimentos terão de ser feitos visando o bem estar dos turistas, que virão de toda parte.

A professora do curso de Turismo da Universidade Federal de Pelotas Caroline Ceretta diz que megaeventos, como a Copa, são bons momentos para promover o Brasil e atrair turistas, mas, segundo ela, toda essa movimentação não deve ser feita visando somente a Copa. “É preciso preparar-se, não somente para a copa, mas para que o turismo possa ser uma alternativa pré e/ou pós-copa”, avaliou a professora. Ela ainda acrescentou que, os destinos que se propõe a ser turísticos devem estar em constante aprimoramento, independente do acontecimento de eventos.

Para a Zona Sul, Caroline acredita que será uma grande oportunidade de crescimento, assim como para todos os locais próximos as cidades sedes. Como Porto Alegre sediará jogos, a Copa trará benefícios para a região, embora, ainda se tenha que fazer investimentos maiores, como em infraestrutura turística, qualidade se serviços, além de uma forte campanha de marketing para atrair os turistas para o sul do estado.

Para impulsionar as atividades na Zona Sul, ainda há a possibilidade de Pelotas ser uma das subsedes do Evento. No início deste ano, representantes da CBF tiveram na cidade para avaliar e não descartaram essa possibilidade, mas o resultado oficial será divulgado somente em 2013. Para a professora, Pelotas tem força para ser uma das subsedes da Copa. Porém, também deve fazer investimentos para que isso se concretize. A estrutura física é um dos pontos que precisa melhorar segundo Caroline.

Para o Brasil proporcionar uma boa Copa do Mundo em 2014, os investimentos devem ser fortes e devem projetar o futuro, para que os benefícios sejam para os brasileiros. Para Caroline, a Copa irá valorizar o turismo, movimentar a economia e, ainda valorizar a cultura do País e dos estados.