Professora do CDTec é uma das representantes da UFPel no VII COPENE

17 de Julho de 2012

dscf15721.JPG Teve início nesta segunda-feira e se estende até o dia 20, na cidade de Florianópolis-SC, o VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE 2012), sediado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com organização local do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) negros(as), o evento tem por tema “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI” e, como homenageados, os professores Abdias do Nascimento, Vicente de Souza e Lélia Gonzalez (in memorian) e Kabengele Munanga.

dscf15841.JPG A professora Rosemar G. Lemos, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) está participando do evento, com o apoio das Pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Graduação. Além de participar dos Simpósios Temáticos e Minicursos, a docente da UFPel apresentará trabalho científico referente às atividades de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas na Universidade através do Grupo Design, Escola e Arte (DEA).

O Copene tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.