Alunos do Colégio Mário Quintana participam de escavação arqueológica

29 de Junho de 2012

mario-q.JPG No dia 28/06, alunos de 4ª Série do Ensino Fundamental do Colégio Mário Quintana participaram da escavação arqueológica da Charqueada Santa Bárbara, conduzida pela equipe do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA/ICH/UFPEL). A escavação é parte do projeto O Pampa Negro: Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Professor Lúcio Menezes Ferreira (DAA).

A participação desses alunos integra uma das atividades do projeto: o trabalho em arqueologia pública junto às comunidades locais e às escolas de ensino fundamental e médio. Nesse momento, essa vertente do projeto vem sendo realizada mais com as escolas de Pelotas. Além da Mário Quintana, já participaram de atividades de escavação e laboratório os alunos do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus.

As atividades em arqueologia pública são conduzidas, principalmente, pela aluna (Bacharelado em História, ICH) Giullia Caldas dos Anjos, quem conta, para tanto, com a colaboração dos pesquisadores e alunos do LÂMINA. O Trabalho de Conclusão de Curso de Giullia Caldas dos Anjos versa, exatamente, sobre esse trabalho junto às escolas de Pelotas. Para os que quiserem saber de maiores detalhes sobre esses trabalho arqueológico com as escolas, basta, além de entrar em contato com os pesquisadores do LÂMINA, comparecer na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Giullia Caldas dos Anjos, que ocorrerá no próximo dia 02.07, às 09:00 h, na sala 145 do ICH.