Engenharia de Materiais tem projetos de ponta

27 de Junho de 2012

materiais.JPG Criado em 2009, o curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas tem projetos em andamento que, segundo o coordenador do curso, professor Neftali Carreño, visam à aplicação da teoria, a experiência e o conhecimento para os acadêmicos, a otimização dos materiais e, ainda, transferir conhecimento à comunidade.

Os trabalhos realizados pelo curso são em parcerias com outras áreas, como por exemplo o projeto feito com a Faculdade de Odontologia, que é uma pesquisa com células tronco para regeneração de nervos. “É um estudo interdisciplinar e realizado em longo prazo”, explica o coordenador. Outro trabalho da Engenharia de Materiais é com as áreas metalúrgica, da indústria petroleira e naval, que é feito em superfícies.

Mais um projeto de grande importância para o curso é o de nano materiais. Nele, são desenvolvidas as áreas de energia e aplicação óptica. Esse estudo será levado para a Inglaterra pelo coordenador e, segundo ele, o objetivo é a troca de experiência. Na Inglaterra, eles possuem uma tecnologia nano a base de carbono, o grafeno. Esse material será usado, por exemplo, em telas touchscreen. “Eles desenvolvem, com o grafeno, um método que reduz o consumo de energia e aumenta a resistência dessa tela”, contou Neftali.

Além desses, são desenvolvidos projetos com cursos de outras universidades, como Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a própria Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).