Professora conclui doutorado em Medicina com tese sobre relevância da Cronobiologia no processo saúde-doença

25 de Junho de 2012

A professora Marilene Alam, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas, da Faculdade de Medicina da UFRGS, obtendo o título de doutora em Medicina, sob orientação da professora Maria Paz Loayza Hidalgo do PPGCM/UFRGS, coordenadora do Laboratório de Cronobiologia Humana do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS).

Sua Tese “A relevância da Cronobiologia no processo saúde-doença: relação do Cronotipo com o estilo de vida e saúde” foi defendida no Auditório Salão Nobre da Faculdade de Medicina, diante da banca formada pelos professores Mabel Mascarenhas Wiegand/UFPel; Rosa Levandoski, da Escola do Grupo Hospitalar Conceição-GHC; Wolnei Caumo, Coordenador do PPG em Medicina: Ciências Médicas /UFRGS, e Norma A. Possa Marroni, da UFRGS.

Ao iniciar a avaliação, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina, Wolnei Caumo, prestou homenagem à professora Marilene como seu ex-aluno, lembrando de suas aulas e de suas provas . Falou de seu apreço à professora, que ao introduzir a compreensão da Fisiologia Humana e o Conceito da Cronobiologia ela imprimiu em muitas mentes a importância da função dos sistemas, o que marcou e induziu muitas de suas escolhas e de muitos outros que cursaram a disciplina de Fisiologia Médica I, no segundo ano da Faculdade de Medicina da UFPel, fazendo um destaque à Fisiologia do Sistema Nervoso.