Nota do reitor sobre a situação do CAVG

21 de Junho de 2012

O Reitor Cesar Borges, da UFPEL, se manifestou do seguinte modo à Comunicação Social da Universidade sobre a solicitação feita pelo Diretor do Campus Visconde da Graça, do IFSul, Prof. Ricardo Lemos Sainz, de utilização da área atualmente ocupada pelo Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica – Radar Meteorológico (CPPMET-UFPEL): “Todos nós reconhecemos a necessidade do CAVG realizar obras e reformas que permitam o melhor atendimento aos seus alunos, mas no que compete à UFPEL estamos no aguardo de recursos do MEC para construir, no Campus Capão do Leão, as novas instalações desse importante setor de ensino e prestação de serviços à comunidade da Metade Sul e região da fronteira com o Uruguai com dados do Radar Meteorológico.

A solicitação feita pelo Diretor do CAVG para a utilização das dependências do CPPMET (Radar) para instalação de gabinetes administrativos daquele educandário inviabilizaria o serviço meteorológico, com prejuízos marcantes para nosso Estado, inclusive para o polo naval em Rio Grande. Destacou, também, o uso compartilhado do auditório do CPPMET para as atividades didáticas de ambas as instituições.

Foi acordado pelas Reitorias da UFPEL e IFSUL que o Reitor Antonio Carlos Brod irá representar ambas as instituições em Brasília, visando à liberação de recursos para as reformas no CAVG e nova obra do radar a ser executada pela UFPEL. Para o Reitor Cesar Borges, o Diretor Ricardo Sainz é um professor experiente em administração e buscará, sem alarde, solucionar o problema na sua área de atuação de modo a priorizar o ensino, adequando suas ações administrativas, em caráter emergencial, a outros espaços sob sua jurisdição, ouvida a autoridade maior que é o Reitor do IFSUL”.