O Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico exibe o filme 1984

31 de Maio de 2012

O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” exibirá, na próxima sexta-feira (1º), o filme “1984″, de Michael Radford. Cineasta Britânico, Radford (1946-) é autor de obras cinematográficas como “O mercador de Veneza”. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA (retire sua senha no local, em horário comercial).

A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel:

Nineteen Eighty-Four, 1984, Inglaterra. Direção: Michael Radford.
Com: John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton.

Após grandes guerras, o mundo dividiu-se em três blocos: Oceania, Eurásia e Lestásia. Na Oceania, Winston Smith trabalha num Ministério onde a História é falsificada. Observado cotidianamente pelo Big Brother em televisores e câmeras de vigilância, vítima da reeducação do pensa­mento, oprimido pelo partido, ele tentará opor-se ao regime. Baseado no livro homônimo de George Orwell, lançado em 1948, a obra denuncia os totalitarismos e antecipa a manipulação psicológica na sociedade contem­porânea. (113 min)