No dia 6 de junho, sobe ao palco do Conservatório de Música o pianista Paolo André Gualdi (Itália-EUA), às 19h30min. Este é a principal atividade do artista, que vem pela primeira vez a Pelotas. Antes disso, no dia 5, também às 19h30min, o pianista realizará aula aberta de piano (master-class) no mesmo local.
Ambas atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade pelotense. Para mais informações e a audição de gravações do convidado acesse www.pagualdi.com (site em inglês). O evento é uma promoção do Centro de Artes, do Conservatório de Música, do Programa de Difusão Musical e do projeto Intérpretes em foco, com a coordenação do professor Germano Mayer.
Programa:
Quatro Sonatas: D. Scarlatti (1685-1757)
Mi Maior
Sol Maior
Re Menor
Do Maior
Sonata em Do maior, K. 330 W. A. Mozart (1756-1791)
I. Allegro moderato
II. Andante cantabile
III. Allegretto
Dos “Anos de Peregrinação - 2º Livro” F. Liszt (1811-1886)
- Depois de uma leitura de Dante: Fantasia quasi Sonata
Ballade em Sol menor, Op. 23
Berceuse em Reb maior, Op. 57 F. Chopin (1810-1849)
Scherzo em Sib menor, Op. 31
Sobre Paolo Gualdi
O pianista italiano Paolo André Gualdi tem realizado recitais na Itália e nos Estados Unidos como solista e músico de câmara. É comumente convidado a várias orquestras dentre as seguintes: Filarmônica de Atlanta, Filarmônica da Georgia, Sinfônica de DeKalb, Sinfônica de Wilmington, Orquestra de Sopros de Parma e a Orquestra Sinfônica da Universidade da Georgia. Na Itália, apresenta recitais para a Associazione Giovanile Musicale, Accademia Ori, Accademia Amadeus e outras. Também participa da Série Internacional de Piano Charleston. American Liszt Society, Piccolo Spoleto Festival USA, Cincinnati Conservatory, e Eastman School of Music.
Gualdi começou a estudar piano com seu pai, aos 5 anos de idade, e continuou no Conservatório de Santa Cecilia em Roma, Itália. Recebeu seu Diploma de Piano com as mais altas honrarias no Conservatório Arrigo Boito em Parma, sob orientação de Roberto Cappello. Nos EUA, recebeu o grau de Mestre em Performance Pianística da Carnegie Mellon University sob a tutela de Enrique Graf, e grau de Doutor (D.M.A.) na mesma área pela Universidade da Georgia, sob orientação de Evgeny Rivkin. Participou de master classes com György Sandor, Earl Wild, Menahem Pressler, Sergio Perticaroli e, por anos, foi aluno de Carlo Maria Dominici.
O artista tem recebido primeiros prêmios em várias competições pianísticas, incluindo o Concurso Europeu de Ostuni, o Concurso Nacional Altruda em Vasto e o Concurso Nacional Françoise Grimaldi de San Polo. O recebimento do Prêmio “De Martino Award”, no Concurso Internacional Ibla, possibilitou a ele estudar na Elon University. Nesse período também recebeu o Primeiro Prêmio na Competição Pianística do Sudeste em Whiteville, Carolina do Norte, e a 15ª Competição Internacional Bartók-Kabalevsky de Virginia.
Gualdi serviu nos corpos docentes das seguintes instituições: Elon University, Emmanuel College, Oxford College da Emory University. Atualmente é Assistant Professor of Music na Francis Marion University.