Aluna de Artes Visuais obtém destaque precoce e é contemplada com bolsa de mobilidade acadêmica

30 de Maio de 2012

A aluna do Bacharelado em Artes Visuais da UFPel, Erika Gonçalves Romaniuk, bolsista do Grupo PET, acaba de ser selecionada, através do Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (Dipi) para uma bolsa de Mobilidade Acadêmica, no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Ela deve embarcar em agosto para cursar o segundo semestre letivo de 2012 naquela instituição. Erika concorreu a duas vagas, disputadas por diversos acadêmicos da UFPel.

Desde o início do curso, a graduanda se identifica com a disciplina de Escultura, em virtude disso participa do Programa de Monitoria Voluntária, e consequentemente, de inúmeras exposições, engrandecendo o nome da Universidade.

Sua participação no circuito artístico nacional teve início a partir do 4º semestre de seu curso, quando foi selecionada entre artistas de todo o país para uma exposição na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Com uma produção mais amadurecida e desenvolvida nos semestres seguintes, participou de diversas exposições nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, contando também em seu currículo artístico com duas exposições internacionais, na Colômbia e no Canadá.

Suas últimas conquistas foram as seleções para dois dos mais importantes salões de arte do Brasil, oferecidos para jovens talentos promissores. Uma delas é o salão “Novíssimos”, da galeria de arte IBEU, situada no centro da cidade do Rio de Janeiro, onde Érica pôde apresentar seu trabalho, ao lado de consagrados nomes da arte. A outra será no início de junho, em que a aluna integrará o corpo de artistas do Prêmio EDP das Artes Visuais, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o qual desfruta de alto prestígio no circuito da arte nacional e internacional. O evento contará com palestra e oficinas oferecidas pelos artistas selecionados.