PPG em Ciência e Engenharia de Materiais realiza primeira defesa de dissertação durante semana acadêmica

20 de Abril de 2012

dsc09998.JPGIntegrando a programação da Semana Acadêmica de Ciência e Engenharia de Materiais, foi realizada nesta sexta-feira(20), às 9h, no auditório da Reitoria, a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM).

O mestrando Tiago Delbrücke apresentará o trabalho “Obtenção de alumina porosa por meio de réplica de fibras orgânicas”, tendo como orientador o professor Sergio Cava. Como membros da banca, estarão participando o professor Evandro Piva, da Faculdade de Odontologia, e o professor Sergio M. Tebcherani, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Houve, ainda, duas defesas de projetos de qualificação. Na quinta-feira(19), às 14h, no 3º andar da Engenharia de Materiais, o mestrando Jose Carlos Bernedo Alcázar apresentará o projeto “Preparação e caracterização de filmes finos eletrocrômicos sol-gel de MoO3, MoO3:Li+ e MoO3:Li+:ZrO2″, tendo como orientador o professor César Avellaneda. Como membros da banca estarão participando os professores Flavio Demarco e Sergio Cava.

No dia 20, às 9h, no 3º andar da Engenharia de Materiais, o mestrando Gustavo de Fabro Azevedo, apresentará o projeto “Filmes finos de Nb2O5, Nb2O5:Li+ e Nb2O5:Li+:V2O5 preparados pelo processo sol-gel”, tendo como orientador o professor César Avellaneda. Como membros da banca estarão participando os professores Mônica Garcez e Javier Gomez Romero.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) é o primeiro pós de engenharia criado na UFPel, sendo integrante do CDTec (Centro de Desenvolvimento Tecnológico). As atividades do PPGCEM, após aprovação da Capes, em dezembro de 2010, iniciaram em abril de 2011.

O Programa possui atualmente 27 alunos matriculados atuando nas áreas de concentração “Materiais nanoestruturados” e “Biomateriais”. O programa conta com a participação de professores dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Madeireira, Odontologia, Biotecnologia e Química. Maiores informações podem ser obtidas nos site do programa: www.ufpel.edu.br/cdtec/ppgcem