Laneira é tema de exposição na Biblioteca do Campus Porto

20 de Abril de 2012

dsc07429.JPGA antiga Indústria Laneira Brasileira Sociedade Anônima é tema de uma exposição na Biblioteca do campus Porto da UFPel. Fundada em Porto Alegre em 1948. Entre 1948 e 1949, a Indústria foi transferida para a cidade de Pelotas, situando-se na rua Duque de Caxias, 104 no bairro Fragata. Entre os anos de 1949 e 1972 foram comprados terrenos e imóveis adjacentes a este endereço, que aumentaram consideravelmente o espaço da Indústria.

No ano de 2010 a Universidade Federal de Pelotas adquiriu o prédio para nele instalar unidades de ensino, extensão e pesquisa.

A exposição apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva evidenciar os vestígios da memória desta fábrica, na qual trabalharam, durante muitos anos, centenas de pessoas residentes na cidade de Pelotas.

O Projeto de Extensão O Museu do Saber e do Fazer: Arte e Ciência em Ações educativas do MALG objetiva a formação de um público fluidor da arte e conhecedor da ciência, através do desenvolvimento de ações educativas, sobretudo com escolares, partindo do acervo artístico, técnico e cientifico existente na Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi contemplado no Edital Proext – MEC/2010.

Os interessados podem visitar a exposição de segunda a sexta-feira das 8h às 22h30min.