Projeto facilita a adoção de animais através de fotos

18 de Abril de 2012

cao.JPG cao1.JPGcao-1.JPG O projeto de extensão Pró-Bicho Pelotas é desenvolvido no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É coordenado pela professora Juliana Angeli e tem a colaboração da professora Paula Lima, ambas docentes de Fotografia do Centro de Artes da UFPel. Os alunos participantes são Andressa Vasconcellos, Caroline Losekann, Graziele Gomes e Martha Dworakowski. Os objetivos do projeto são:

- Auxílio para a ONG SOS Pelotas através da obtenção de imagens fotográficas de animais adultos para adoção com câmaras profissionais e mão de obra qualificada;

- Obter imagens fotográficas com qualidade dos animais adultos que se encontram para adoção;

- Oferecer experiência profissional aos alunos que cursaram a disciplina de Introdução à Fotografia;

- Oferecer qualificação profissional aos alunos na obtenção e no tratamento de imagens;

- Diminuição da população de animais nas ruas da cidade.

O trabalho foi criado com o objetivo de auxiliar na doação de animais adultos através de registros fotográficos feitos pelos alunos que cursaram a disciplina de Introdução à Fotografia. Estão atuando em parceria com a ONG SOS Animais de Pelotas (http://sosanimaispelotasrs.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/pages/SOS-ANIMAIS-PELOTAS/297497613611933). A ONG atua desde 1999 na busca de soluções para o abandono de animais na cidade de Pelotas. Através de parcerias e do contato da comunidade são feitas ações que vão desde levantamento de fundos para castrações e arrecadação de alimentos e remédios para mutirões que são realizados nas comunidade da periferia do município.

Além disso, a ONG conta com a colaboração de protetores voluntários que resgatam animais abandonados e lhes oferecem tratamento de saúde e alimentação adequada até a doação para famílias responsáveis. Entre as principais dificuldades da ONG está a doação de animais adultos, às vezes já em idade avançada. As feiras de adoção, geralmente obtém êxito na doação de filhotes.

Este projeto de extensão foi inspirado na iniciativa do grupo Cão em Quadrinhos, de Porto Alegre, que além de suas atividades profissionais, colabora com sua experiência em produção de imagens dos animais que se encontram para doação na capital. As imagens produzidas, realizadas em estúdio, tem um apelo muito maior quando se trata de divulgar animais para doação.

Apesar de ser voltado para captação de imagens de animais adultos, são recebidas solicitações para fotografar ninhadas também. O primeiro teste foi com uma ninhada que se encontrava próxima ao Centro de Artes e que os moradores da região do Porto estavam cuidando. As fotos foram feitas no sábado, dia 31 de março, e anunciadas no Facebook. Em menos de quatro dias, dia 3 de abril, todos haviam sido doados.

Para realizar as fotografias, foi construído um fundo infinito com canos de metal e napa, que é montado e desmontado em cada sessão de fotos. Ele também pode ser transportado para qualquer lugar. Se as ninhadas forem grandes ou os cães tiverem dificuldade de locomoção ou de transporte, fica mais fácil levar o fundo infinito até o local do que transportar os bichinhos.

As imagens são captadas e tratadas pelo grupo de colaboradores, todos oriundos da disciplina de Introdução à Fotografia. Esta experiência, além de qualificar o aluno para o mercado de trabalho, também oferece oportunidade de adoção para os animais.

Para agendamento de sessões fotográficas o email de contato é: probichopelotas@gmail.com e a página no facebook é https://www.facebook.com/ProBichoPelotas .