Diretor de Fotografia do filme O Tempo e o Vento palestra na UFPel

18 de Abril de 2012

20120401_5743.JPGAconteceu no dia 1 de abril, no Centro de Integração do Mercosul,  a palestra com o Diretor de Fotografia Affonso Beato, que esteve na cidade de Pelotas por seu mais recente trabalho, no filme “O Tempo e O Vento”,  do Diretor Jayme Monjardim, que utilizou locações na cidade.

Organizada e realizada pela Pelotas Film Commission, a palestra proporcionou a comunidade pelotense,  assim como aos estudantes da UFPel, uma conversa com o renomado Diretor de Fotografia de filmes como “Tudo Sobre Minha Mãe” (“Todo Sobre Mi Madre”, Direção:  Pedro Almodóvar, ESP, 1999), “A Rainha” (“The Queen”, Direção:  Stephen Frears, 2006), “Água Negra” (“Dark Water”, Direção: Walter Salles, USA, 2005), entre outros.

Brasileiro erradicado nos Estados Unidos, Affonso Beato falou sobre Cinema Digital, onde abordou temas como os avanços tecnológicos recentemente lançados no exterior, opinou  sobre filme em película versus cinema digital, demonstrou técnicas fotográficas atuais, novas tendências artísticas, assim como a atuação do profissional da área fotográfica no mercado de trabalho.

Com duração de quase duas horas, Affonso Beato trouxe ao público presente seu conhecimento, com informação e dinamismo, com a mesma intensidade, seriedade e aprofundamento das palestras ministradas por ele em faculdades de renome nos EUA.

Beato finalizou a palestra deixando claro estar apaixonado pelo sul, e enfatizou que “O sul tem características visuais únicas, dos cenários naturais do pampa à luminosidade rara que a locação geográfica proporciona.”

Para saber mais sobre o Diretor de Fotografia Affonso Beato: