Integração ensino-serviço é tema do 13º Encontro Nacional da UNA-SUS

21 de Março de 2012

img_8748.JPG img_8761.JPG img_8724.JPG Com o objetivo de debater com os gestores municipais e estaduais as estratégias de pactuação dos cursos do sistema UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), bem como os desafios da gestão em apoio à educação permanente de seus profissionais, e as dificuldades dos alunos para utilizar no cotidiano de sua prática profissional os conhecimentos adquiridos nos cursos, foi aberto nesta quarta-feira o 13º Encontro Nacional UNA-SUS.

Desenvolvido na forma de conferências, mesas-redondas e fóruns, o evento, que se realiza em Pelotas, no Hotel Jacques Georges Tower, é promovido pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel e tem seu encerramento previsto para esta quinta-feira.

A sessão de abertura contou com as presenças de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, universidades e entidades ligadas ao sistema UNA-SUS, como Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do RS (Assedisa).

Em seu pronunciamento, o coordenador da UNA-SUS na UFPel, Luiz Augusto Facchinni destacou a participação a distância, através de vídeo-conferência, de quase uma centena de participantes, que se somam à plateia presente ao evento, o que demonstra a importância do projeto, sua amplitude e abrangência, além da capacidade de acesso às novas tecnologias de formação, disponibilizadas remotamente. “Servir melhor à população abrangida pelo Sistema Único de Saúde é nosso propósito e desígnio”, afirmou.

Facchinni anunciou o interesse manifestado pela titular do Ministério da Mulher, Eleonora Menicucci, em contato telefônico, de estabelecer parceria com as universidades integrantes da UNA-SUS, no sentido de proporcionar cursos a distância com foco no combate à discriminação e à igualdade de gênero.

O presidente da Assedisa-RS, Arilson Cardoso lembrou a importância da UNA-SUS para suprir a escassez de recursos humanos e na qualificação do trabalho na área da saúde. A opinião foi compartilhada pelo vice-presidente da Conasems, Valdemar Ferreira Fonseca, que enalteceu a atuação do Departamento de Medicina Social da UFPel.

De sua parte, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jailson Correia, afirmou que a pujança e liderança de Pelotas na área da saúde pública permite “construir pontes entre a Academia e o mundo do trabalho”, criando novas perspectivas para a gestão da saúde pública.

Na avaliação do coordenador de Gestão da UNA-SUS, Rafael Aguiar, o programa está tornando o Sistema Único de Saúde mais acessível e responsivo às necessidades da população.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges, destacou a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e de Alcindo Antônio Ferla, coordenador da Rede Unidas, entidade que reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

Criada em 2003, a SGTES assumiu a responsabilidade de formular políticas orientadoras da gestão, formação, qualificação e regulação dos trabalhadores da saúde no Brasil.

O reitor da UFPel enfatizou a relevância do trabalho empreendido por Luiz Augusto Facchinni e Ana Borges junto ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina e anunciou a coordenação da Universidade, junto ao Ministério da Saúde, de projeto voltado à área da Saúde nas cidades gêmeas, em áreas de fronteira entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, e lembrou de projetos da UFPel na área de fármacos, biotecnologia e epidemiologia.

O secretário da SGTES/MS, que fez a conferência inaugural do evento, disse que o encontro é um sinalizador do avanço na área de saúde coletiva e da integração cada vez maior da rede da UNA-SUS. Ele se mostrou convicto de que as questões relacionadas à gestão da saúde coletiva alcancem relevância e tenham a capilaridade de todos os postos de atendimento do SUS. “O tema merece não mais uma definição teórica, mas ações práticas e que testem a fortaleza do trabalho que estamos construindo”, afirmou. Sua palestra teve como tema “Perspectivas da SGTES no fortalecimento da integração ensino-serviço”.