LabCEE promove curso sobre nível de eficiência energética de edificações

30 de Dezembro de 2011

labcee.jpg O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LabCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel promoveu, nos dias 15 e 16 de dezembro, curso introdutório sobre o Regulamento Técnico de Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R).

A aplicação do curso é fruto do convênio entre a UFPel e a Eletrobrás e visa a qualificação dos profissionais da área no tema de eficiência energética  na construção civil, que passou a ser regulamentada com a publicação recente de dois regulamentos. Além do RTQ-R também as edificações comerciais, públicas e de serviços já tiveram o seu regulamento publicado, o RTQ-C.

No curso foi feita uma abordagem geral sobre os procedimentos de análise para verificação do nível de eficiência energética das edificações residenciais. No regulamento são avaliadas as condições do envelope da edificação (paredes, cobertura, fechamentos transparentes) e do sistema de aquecimento de água, além de serem concedidas bonificações pelo uso adequado de estratégias bioclimáticas e de equipamentos eficientes.

Este foi o terceiro curso sobre o tema promovido pelo LabCEE este ano, sendo que os dois primeiros foram direcionados à divulgação da regulamentação comercial, inclusive com a formação de consultores, com a chancela da Eletrobrás.

O LABCEE é um dos quatro laboratórios no país que está recebendo incentivos da Eletrobrás para tornar-se um organismo acreditado pelo Inmetro para a certificação de edificações, tanto comerciais quanto residenciais, processo que, neste momento, ainda é facultativo, mas poderá se tornar obrigatório já a partir de 2014, inicialmente para prédios públicos.