Curso de tecnólogo em Hotelaria da UFPel atende demanda de formação de mão de obra

29 de Dezembro de 2011

A criação do Curso Superior de Tecnólogo em Hotelaria na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado ao Centro de Integração do Mercosul, se justifica pela necessidade de formação de mão de obra especializada para atender as demandas geradas tanto pela região de atuação da Universidade, bem como pelo país e Mercosul.

O Curso, em fase de implantação, tem como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para trabalhar na hotelaria em Pelotas, regiões turísticas do estado do RS, do Brasil e em qualquer parte do mundo.

“Espera-se que, com esta ação de qualificação de mão-de-obra, a UFPel auxilie na retomada do crescimento regional, com o aumento do turismo para a região, tendo melhores Meios de Hospedagem, oferecendo serviços de qualidade e estendendo ações de inclusão social”, observa a coordenadora pro tempore do curso, professora Urania Pereira Sperling.

Perfil profissional

O(a) Tecnólogo(a) em Hotelaria deverá ser um profissional com formação voltada à aplicação da tecnologia associada à capacidade especializada de prestação de serviços, atuando como um diferencial no aspecto social, econômico e financeiro. As suas atribuições envolverão os aspectos técnicos, legais e administrativos da hotelaria, incluindo o planejamento, gerenciamento e execução de atividades nessa área.

O profissional deverá estar apto para exercer funções técnicas e de coordenação em serviços de meios de hospedagem, alimentos e bebidas e eventos. Os alunos devem aprender a planejar, gerir e executar atividades em serviços administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem, eventos e lazer, considerando técnicas de atendimento e procedimentos específicos, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e ampla visão de suas funções operacionais. Devem, ainda, saber coordenar equipes dos setores da hotelaria, mobilizando conhecimentos sobre o processo de trabalho da área, o relacionamento entre os departamentos/setores; ter habilidades de comunicação, de liderança e de trabalho em equipe; promover a comercialização dos produtos e serviços da hotelaria, para a captação de clientes de diversos segmentos, atendendo à legislação e normas pertinentes, bem como aos padrões de qualidade.

De forma mais específica o profissional deverá: tomar decisões; adotar a interdisciplinaridade, a contextualização e a flexibilidade; ter postura ética; ter capacidade de análise; ter senso de responsabilidade e justiça; ter capacidade de usar recursos de tecnologia da informação; ter foco na qualidade, resultados e sustentabilidade da atividade; ter capacidade de reunir e gerir grupos de trabalho; e construir e desenvolver empresas voltadas à área de hotelaria.

Áreas de atuação

O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança). Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc, e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.

Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.

Estrutura curricular

A formação acadêmica do Tecnólogo em Hotelaria da UFPel será realizada em cinco semestres, com carga horária de 2.096 horas de atividades curriculares. Estão previstas nas disciplinas atividades práticas e/ou visitas técnicas, que propiciem uma aproximação do corpo discente com sua futura atuação profissional.

Ao final do último semestre, o aluno, tendo concluído todas as atividades requisitadas pelo curso, receberá o diploma de Tecnólogo em Hotelaria, diploma este de nível superior, que habilita o egresso a continuar seus estudos em programas de pós-graduação.

Local

As aulas serão realizadas junto ao prédio do Grande Hotel, futuro Hotel-Escola da UFPel, localizado na praça Coronel Pedro Osório n° 51, em Pelotas. As instalações estarão sendo preparadas para que em março de 2012 o Curso de Hotelaria inicie as suas aulas, enquanto as demais partes do prédio serão submetidas às adaptações e reformas para a instalação do Hotel- Escola.

O contato para informações inicialmente se dará através do e-mail hotelaria.ufpel@gmail.com.