UFPel já tem dois alunos selecionados para o Ciência Sem Fronteiras

20 de Dezembro de 2011

foto-1.JPG A UFPel tem dois alunos já selecionados para o Programa Ciência Sem Fronteiras, ainda referente à primeira chamada, ocorrida em agosto. Um deles é Lucas Garcia Nachtigall, do curso de Ciência da Computação (foto). Ele irá para a University of Nebrasca-Lincoln - Estados Unidos, em janeiro de 2012, onde permanecerá por um ano, realizando nove meses de estudos e três meses de estágios, conforme o edital da Capes previa. O outro é Nicolas Nogueira Bisi, também da Ciência da Computação, que recebeu o e-mail afirmando ter sido selecionado para a ida aos EUA em setembro. A Capes ainda está definindo a Universidade de destino.

O Dipi (Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais) inscreveu 11 alunos no Programa, dos quais dois já foram selecionados.

Saiba mais

O Programa Ciência sem Fronteiras visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados.

O programa tem como objetivos:

I. Oferecer oportunidade de estudo a discentes brasileiros em universidades de excelência, bem como oferecer a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade;

II. Permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas possibilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de elevado padrão de qualidade, visando complementar sua formação técnico-científica em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil;

III. Complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação;

IV. Estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras;

V. Possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

Veja o novo Edital da CAPES para o Programa Ciência sem Fronteiras, no link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17298