Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Grupo de Oncologia da Biotecnologia busca internacionalização

20 de Dezembro de 2011

O professor Tiago Collares, do curso de Graduação em Biotecnologia, escreveu artigo intitulado Grupo de Oncologia da Biotecnologia busca internacionalização. Confira a íntegra do texto abaixo:

“O Grupo de Pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO) do Núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel incentiva desde a base o processo de internacionalização. O grupo liderado pelos professores Tiago Collares e Fabiana Seixas, conta com a colaboração e participação de diversos professores da instituição.

Hoje o grupo GPO conta com cerca de 30 profissionais de diversas áreas realizando graduação, mestrado e doutorado em biotecnologia, buscando assim, a inovação em estudos contra o câncer. Nossos alunos de Iniciação Científica acabam de receber os aceites das mais respeitadas instituições internacionais que desenvolvem atividades científicas relacionadas ao tema. Nossos estudantes estão aplicando junto ao programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.

Esperamos fortalecer a rede internacional de pesquisa a partir das categorias de base científica e tecnológica. Nossa valorização na base é espelhada nos grandes times de futebol como Barcelona. No ano de 2011 foram mais de 5 prêmios regionais e nacionais de reconhecimentos dos trabalhos de nossos estudantes de iniciação científica e tecnológica, afirma o professor Tiago.

Como balanço também importante, o grupo que completa apenas 3 anos de idade em Janeiro de 2012 já conta com a colaboração formal de diversos pesquisadores da instituição pelo menos 3 pesquisadores 1 da CNPq, pesquisadores de outras instituições do Estado e do País e recentemente deu início ao processo de internacionalização em projetos com instiuições Inglesas e Americanas.

Em 2011 o grupo gerou 4 patentes e pensa não parar por aí. Segundo Tiago Collares, nossos estudantes de graduação têm a intenção de retornar a UFPel com uma nova bagagem para realizar mestrado em biotecnologia junto ao PPGB e isso é muito importante para qualificar também a pós-graduação da instituição, afirma o professor.

Abaixo a relação dos estudantes com carta de aceite dos principais centros de pesquisas e já aprovados institucionalmente para bolsa de Programa Ciência Sem Fronteira:

Stephanie Caruccio Björknesjö (Graduanda em Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS)
Orientadora Professora Dra. Fabiana Seixas
Instituição: Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia.
O Instituto Karolinska é uma das maiores universidades médicas da Europa. Com o Hospital Universitário Karolinska, associado à universidade, o KI constitui um dos maiores centros de treinamento e pesquisa da Suécia, responsável por 30% do treinamento médico e 40% da pesquisa médica acadêmica do país. O Karolinska Institutet foi criado entre 1810 e 1811, como centro de treinamento para cirurgiões do exército, na comuna sueca de Solna, perto de Estocolmo.A estudante da UFPel é orientada pela professora Fabiana Seixas e desenvolve atividades de iniciação científica junto ao GPO (Grupo de Pesquisa em Oncologia Celular e Molecular). Stephanie tem cidadania Suéca e acaba de ser premiada no CIC2011 como Jovem Pesquisadora. A estudante desenvolverá atividades no Department of Oncology-Pathology acompanhando estudos avançados relacionados ao comportamento de metástases. O Orientador no KI será o renomado pesquisador Dr. Johan Hansson.Segundo Stéphanie, o impacto em nosso crescimento acadêmico será muito grande visto que estaremos em um ambiente que teve pelo menos 16 prêmios Nobel agraciados. É um ambiente científico seleto, afirma a estudante.

Lucas Goedert (Graduando em Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS)
Orientador Professor Dr. Tiago Collares
Instituição: California Institute of Technology (CALTECH), California, USA.
Lucas, premiado no CIC 2011 UFPel como Jovem Pesquisador com trabalho na área de Oncologia, desenvolverá atividades relacionadas à RNA de interferência, mais precisamente, piRNA. O piRNA é uma classe de pequenos RNAs de interferência que desempenham um fundamental papel na integridade e estabilidade do genoma através da repressão, por metilação de novo, da atividade dos transposons. As atividades serão realizadas no laboratório do renomado pesquisador Dr. Alexei Aravin responsável pela descoberta desse RNAi, durante suas pesquisas na CALTECH, atual melhor universidade do mundo, segundo The Times Higher Education. Lucas estará envolvido em pesquisas que têm por objetivo esclarecer sua expressão, biogênese e função em linhagens germinativas, células-tronco somáticas e células-tronco cancerosas, dessa forma, apresentando uma promissora aplicabilidade em pesquisas oncológicas, afirma o coordenador do curso e orientador do estudante, Dr. Tiago Collares. Segundo Lucas, com os conhecimentos obtidos o aluno pretende iniciar o estudo do piRNA no Brasil na descoberta de novos genes envolvidos no desenvolvimento tumoral e no entendimento do papel dos transposons na biologia do câncer, visto que a instabilidade genética é uma característica presente em todos os tipos dessa patologia.

Ruan Oliveira (Graduando em Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica CNPq)
Orientador Professor Dr. Tiago Collares
Instituição: Universidade da Califórnia, Irvine, USA.
O estudante desenvolverá atividades relacionadas à medicina regenerativa, como transplantes de células produtoras de insulina em pacientes com diabetes mellitus. As pesquisas serão desenvolvidas junto ao pesquisador Dr. Jonathan Lakey, referência mundial no transplante de ilhotas pancreáticas. Ruan dedicará seus estudos à produção de ilhotas a partir de células-tronco, afirma o professor Tiago Collares, orientador do estudante. Segundo Ruan, a possibilidade de concluir seus estudos iniciados no curso de biotecnologia da UFPel, aprofundando seu conhecimento sobre células-tronco e as estratégias de diferenciação celular é muito gratificante. “Meu trabalho com células-tronco de tecido adiposo, premiado na área da saúde do CIC 2011, foi um grande incentivo para focar minha carreira em medicina regenerativa”, relata o estudante.

Mariana Remião (Graduanda em Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica CNPq)
Orientador Professor Dr. João Carlos Deschamps
Instituição: McGill University, Quebec, Canada
A estudante Mariana desenvolverá atividades nas áreas de Reprodução, Clonagem e Transgênese Animal, atuando em projetos relacionados com reprogramação celular e desenvolvimento de embriões por transferência nuclear, afirma Collares.Meu interesse é poder dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na UFPel, visto que nosso grupo de pesquisa já apresenta interação com o líder do laboratório o Dr. Vilceul Bordignon. Espero aprimorar os conhecimentos da graduação, e principalmente da iniciação científica, onde acabo de receber o reconhecimento com o Prêmio Jovem Pesquisador no CIC2011 UFPel, afirma a estudante Mariana Remião.

Fernanda Martins Rodrigues (Graduanda em Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS)
Orientador Professor Dr. João Carlos Deschamps
Instituição: University of Illinois, Urbana, USA.
Fernanda desenvolverá atividades junto ao laboratório do renomado professor Lawrence B. Schook, Ph.D. A pesquisa em seu laboratório está focada no uso do suíno como um modelo biomédico. São empregadas umaampla gama de abordagens de vanguarda tecnológica em biologia molecular e câncer. O professor foi líder do Consorcio internacional de seqüenciamento do Genoma Suíno. O pesquisador acaba de aprovar no NIH projeto de geração de Suínos Transgênicos, denominados de Onco-Pigs que serão utilizados para o estudo do Câncer principalmente na compreensão da tumorigênese e ao estudo no desenvolvimento de novos fármacos. A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign está classificada entre as melhores universidades dosEUA, sendo pioneira na utilização do suíno para fins biomédicos. Segundo o professor Tiago Collares, a experiência de mais de 30 anos atrás trazida a UFPel pelo professorJoão Carlos Deschamps, PhD em Illinois, possibitou hoje uma aproximação importante entre o Grupo de Pesquisa em Oncologia da UFPel, os trabalhos desenvolvidos aqui em Transgênese Animal e uma das maiores Instituições Americanas.

Fernando Pires Hartwig (Graduando de Biotecnologia, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS)
Orientador Professor Dr. Tiago Collares
Instituição: Stowers Institute for Medical Research, Kansas City, USA.
O estudante está no exterior pela segunda vez ao longo da graduação em biotecnologia, novamente com pleno financiamento americano para o período de 3 meses junto ao Centro de Pesquisa. Neste momento está participando de dois projetos: 1) Compreensão dos papéis de reguladores centrais do processo de splicing, utilizando a levedura Schizosaccharomyces pombe como modelo experimental, através de sequenciamento de nova geração do transcriptoma completo (RNA-seq). 2) Mapeamento de proteínas que interagem com a proteína Pasilla (homóloga, em Drosophila, da proteína NOVA em humanos, a qual apresenta importante papel na regulação do splicing alternativo envolvido na formação da memória de longa duração) por espectrometria de massa, com posterior análise funcional dos alvos mapeados através de knockdown (utilizando RNAi) dos mesmos.Durante o período em que permanecerá no instituto, o estudante terá (como da primeira vez) a oportunidade de entrar em contato com as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas no instituto, considerando que o ambiente é extremamente colaborativo. Desta vez, Fernando está sob orientação de dois pesquisadores da instituição: Dr. Peter Baumann e Dr. Marco Blanchette, ambos apresentando diversas publicações de alto impacto na linha de pesquisa de regulação do splicing alternativo. “Neste período terei a oportunidade de trabalhar com diversas técnicas laboratoriais essenciais para a pesquisa em oncologia, desde experimentos mais clássicos como cultivo celular e eletroforese até análise massiva de dados in silico. A graduação em biotecnologia me proporcionou me deparar com tais técnicas já com um considerável embasamento, o que com certeza me ajuda (assim como a todos os outros colegas de graduação) a conquistar espaço e novas oportunidades” explica o aluno orientado pelo professor Tiago Collares.”

Seção: Notícias