Professora do Pós em Enfermagem ganha Prêmio Capes de Tese 2010

2 de Dezembro de 2011

Divulgado nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese 2010. Foram selecionados os 45 melhores trabalhos de conclusão de curso doutorado, das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes, apresentados no país em 2009.

Entre os trabalhos vencedores está, na área da enfermagem, o da professora doutora do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Maria Elena Echevarría Guanilo, com o trabalho: Validação da “Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS” e da “Impact of Event Scale - IES” para brasileiros que sofreram queimaduras, orientado pela Profa. Dra. Lídia Aparecida Rossi (EERP-USP) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - USP e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

As teses vencedoras serão beneficiadas com passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação no âmbito do Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Os vencedores do Grande Prêmio receberão também certificado de premiação no âmbito do Grande Prêmio a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha no âmbito do Grande Prêmio para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel. A solenidade de entrega dos prêmios do dia 15 começa a partir das 14h com um seminário e às 17h tem início à entrega dos prêmios.