Vice-governador inaugura Núcleo de Estudos em Políticas Públicas

26 de Novembro de 2011

img_2764.jpg O vice-governador do Estado, Beto Grill, inaugurou no começo da noite da sexta-feira (25) o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Neppu), do Instituto de Sociologia e Política (ISP) da UFPel. Além disso, palestrou sobre as demandas, estudos, pesquisas e ações políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado, principalmente para a Metade Sul. O evento ocorreu no Auditório do Campus das Ciências Sociais da Universidade, na rua Alberto Rosa, 154.

img_2803.jpg Em sua palestra, o vice-governador disse que é preciso estudar os processos de desenvolvimento da região, do Estado e do País e criar referenciais para o presente e para o futuro. Sobre a conjuntura mundial, Grill considerou que, se o Brasil é a bola da vez no Mundo, o Rio Grande do Sul, neste contexto, aparece como forte opção para investimentos. “Antes os olhos dos investidores eram mais voltados para a região Sudeste. Agora o quadro mudou”, afirmou.

O vice-governador vê com otimismo as potencialidades de desenvolvimento da Zona Sul. Ele citou setores como da construção civil, que deverão ter tremendo crescimento na região, em função da necessidade de novas habitações para o pessoal que chega para a implantação de projetos como de energia eólica, em Santa Vitória do Palmar, e como o do Polo Naval, em Rio Grande.

Grill descreveu para a platéia, formada por docentes, estudantes e servidores da Universidade, o que ele acredita deva ser o norte da construção de qualquer política pública. “O que as pessoas querem é a solução de seus problemas, é uma vida melhor. Se alguém está doente, ele quer o tratamento para hoje, não pode esperar”, exemplificou. “Que bom que este Núcleo(referindo-se ao Neppu) possa discutir tudo isto de modo científico”, saudou o vice-governador.

Ao longo de sua fala, Grill abordou ainda ações do Governo do Estado no combate às desigualdades regionais e políticas para zonas de fronteira.

O vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, representando o reitor Cesar Borges no ato, disse que era uma honra a Universidade receber o vice-governador exatamente no dia da inauguração do Neppu e do anúncio, pelo reitor, em evento em Foz do Iguaçu, da criação do Observatório de Fronteira, projeto que a UFPel desenvolverá juntamente com a UFMS, a UFRR e o Centro Studi di Politica Internazionale (CeSPI) com sede em Roma, Itália.

O diretor do ISP, Álvaro Barreto, ressaltou que o Núcleo é um dos frutos do curso de mestrado em Ciência Política e o coordenador do Neppu, Hemerson Pase, lembrou que o órgão surgiu originalmente em um espaço de debates e que agora abrigará também estudos, pesquisas e a formação de profissionais.

NÚCLEO

O Neppu é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Sociologia e Política. Tem por objetivos analisar a ação do Estado, da sociedade e do mercado, na perspectiva do desenvolvimento; pesquisar o desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul no que tange à Zona de Fronteira, Mercosul e Metade Sul e elaborar estudos para a formulação, análise e avaliação de políticas públicas.

O novo órgão objetiva ainda formar profissionais capacitados para avaliar, analisar e formular políticas públicas; diagnosticar os problemas e ameaças, bem como as capacidades e potencialidades dos atores locais, regionais, nacionais e internacionais; analisar a cultura política e as potencialidades da sociedade regional e estudar as instituições políticas e sua capacidade de intermediar interesses.

O blog do Neppu pode ser acessado no endereço http://neppuufpel.blogspot.com.