UFPel entrega Troféu Jovem Pesquisador para vencedores do CIC

24 de Novembro de 2011

cic-premios.JPG Os 56 vencedores do 20º Congresso de Iniciação Científica(CIC) e da III Mostra Científica da UFPel receberam suas premiações, o Troféu Jovem Pesquisador, em ato realizado na noite desta quarta-feira(23), no auditório da Faculdade de Direito.  Foram 24 na modalidade oral, o mesmo número na forma de pôster e oito trabalhos da Mostra Científica. Receberam os prêmios os três primeiros colocados de cada grande área do conhecimento, tanto orais quanto pôsteres, exceto os da Mostra Científica, em que é premiado apenas o primeiro lugar de cada área, apresentados na forma de pôster.

Na cerimônia de entrega, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, registrou o significado do CIC atingir sua vigésima edição e a realização em separado do Encontro de Pós-Graduação(Enpos), pela grandeza dos dois eventos. Maia anunciou que sua Pró-Reitoria trabalha por uma nova proposta, a de realização de uma grande semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura, tudo no mesmo período, na Universidade.

O pró-reitor fez referência ainda ao crescimento da Universidade Pública no Brasil, fruto de investimentos por parte do Governo Federal como nunca antes registrados no país, o que resulta no aumento no número de professores e de recursos recebidos. “Este fato, junto com a competência dos docentes, faz as universidades federais e seus projetos se desenvolverem muito”, considerou.

O coordenador do CIC e diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Orlando Lucca Filho, listou mudanças que resultaram em avanços para o Congresso, nestes últimos quatro anos.

Ele citou a troca de local do evento, do campus Capão do Leão para a cidade e neste ano para dentro de área da UFPel, a obrigatoriedade de revisão dos trabalhos, a inclusão de atividades de arte e cultura, a participação da iniciativa privada, as presenças de escolas públicas e particulares, o desmembramento do Enpos e o crescimento da Universidade fruto do Reuni, entre outros fatores.

Com mais de 1,6 mil trabalhos em exposição, o 20º CIC foi realizado de 8 a 11 de novembro, com o status de maior evento científico da Zona Sul do Estado. O tema central do Congresso neste ano foi Diversidade, Integração e Transformação, sendo realizado em novo endereço, no Centro das Engenharias, prédio da Engenharia Madeireira, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 793.

Confira a lista dos premiados no site http://www.ufpel.edu.br/cic/2011/.